Em 2019, Brasil cai 13 posições no ranking de países seguros para LGBTs

Levantamento do site Spartacus mostrou também que em comparação nos últimos 10 anos o país caiu 49 posições

Paulo Pinto/Agência PT

A LGBTfobia ainda é um problema grave no país

O Brasil caiu 13 posições no ranking dos países mais acolhedores para a comunidade LGBT. Em 2019, o país passou da 55º posição para a 68º na lista de 197 países, de acordo com levantamento feito pelo site Spartacus. Na comparação entre os últimos 10 anos, a situação é ainda pior, houve uma queda de 49 lugares. No ano de 2010, o Brasil ocupava o 19º lugar, segundo noticiou a Carta Capital.

O ranking foi feito através de informações da ONG de direitos humanos, Human Rights Watch, em conjunto com estatísticas da ONU e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Segundo a rádio francesa, France Inter, ele é dividido em três categorias: direitos adquiridos, como legalização do casamento e da adoção de crianças, discriminação e restrições aos direitos de cada um.

“A situação dos viajantes LGBT no Brasil, na Alemanha e nos EUA piorou. Tanto no Brasil quanto nos EUA, os governos conservadores de direita introduziram iniciativas para revogar direitos LGBT conquistados no passado. Essas ações levaram a um aumento da violência homofóbica e transfóbica”, avalia o site.

Os primeiros países do ranking são Portugal, Suécia e Canadá.

Criminalização da lgbtfobia

Atualmente, a criminalização da lgbtfobia está em julgamento no STF. Apesar da votação não ter data prevista para ser retomada, o placar está 4 a 0 a favor de que o preconceito contra homossexuais se torne crime. Mais dois ministros precisam votar favoravelmente para que seja aprovado.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações da Carta Capital