Em Aparecida, romaria defende a vida, a democracia e paz nas eleições

As entidades promotoras da romaria defenderam que “as eleições transcorram em paz e que a democracia possa ser reafirmada e fortalecida em favor da vida plena do nosso povo”

Reprodução

Fiéis de todo o Brasil promovem romaria em Aparecida em defesa da paz e contra o ódio. Foto: Reprodução

Entidades católicas promoveram a Romaria pela Paz, Vida Plena e Democracia, com uma ampla participação de fiéis de todo o Brasil que se encontraram neste domingo (23) no Santuário Nacional de Aparecida (SP),

Segundo as instituições responsáveis (veja lista abaixo), o objetivo da romaria foi pedir à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que “as eleições transcorram em paz e que a democracia possa ser reafirmada e fortalecida em favor da vida plena do nosso povo”.

Para o deputado federal eleito por São Paulo, Jilmar Tatto (PT), “a romaria em Aparecida neste domingo, reunindo milhares de fiéis de todo país, foi uma manifestação de fé na vida plena e na democracia”. “E deixou claro o compromisso dos homens e mulheres de bem com a realização de eleições em paz”, afirmou.

“Enquanto bolsonaristas estão por aí defendendo armar a população, atirando em policiais, fomos a Aparecida em romaria rezar pelo Brasil para que tenhamos paz e vida plena”, afirmou Odair Cunha (PT), deputado federal eleito para o sexto mandato consecutivo.

‘É preciso vencer o ódio e a violência nas urnas no próximo domingo e recuperar valores de fraternidade e solidariedade, espancados hoje pelo governo neoliberal e neofascista de Bolsonaro”, alertou Renato Simões, militante da luta pelos direitos humanos, ex-deputado estadual e federal do PT.

Os romeiros se encontraram na Praça em frente à Basílica Velha, às 10h, para um momento de concentração e abertura. Por volta das 11h, eles seguiram pela Passarela até o Santuário, onde participarão da missa das 12h.

Entidades organizadoras:

Comissão Brasileira Justiça e Paz
Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara
Comissão Justiça e Paz de Brasília – CJP/DF
Ordem Franciscana Secular Sudeste, MG (OFS)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Betim/CDDH/ Betim/MG
Comissão Justiça e Paz da CNBB Regional Sul 1
Comissão Justiça e Paz de São Paulo
Conselho Nacional do Laicato do Brasil/CNLB Nacional
Conferência dos Religiosos do Brasil/CRB Nacional
Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara
Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia/Sinfrajupe