Em Curitiba, Vagner Freitas diz que Lula é único candidato

Presidente da CUT visita Lula nesta quinta-feira (14) e irá levar mensagens de apoios à sua candidatura, além de ouvir recomendações do ex-presidente

Ricardo Stuckert

Vagner Freitas na Vigília Lula Livre

Nós entendemos que Lula é um preso político, juridicamente não há nada contra ele e está preso justamente porque é a esperança dos trabalhadores brasileiros”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas, durante roda de conversa na Vigília Lula Livre na manhã desta quinta (14).

Freitas irá visitar o ex-presidente durante a tarde, mas chegou cedo ao local da resistência e participou do “Bom Dia, presidente Lula”, às 9h. Ele ainda anunciou que no dia 10 de agosto será realizada uma grande mobilização nacional chamada de “Dia do Basta”, contra os desmandos de Temer, precedida por 10 plenárias regionais.

O presidente da CUT explicou que veio a Curitiba à convite de Lula, que pode escolher um amigo por semana para visitá-lo, e trouxe um documento elaborados pelas centrais sindicais brasileiras com 22 pontos emergenciais para o Brasil sair da crise. “Espero ter a capacidade de levar ao ex-presidente a ideia que temos da conjuntura e ouvir o que o que ele quer passar de recados e tarefas”.

Vagner Freitas fala no Bom Dia Companheiro Lula

Para Vagner, “a única possibilidade de Lula não ser candidato é se mais uma vez for rasgada a Constituição brasileira. É mentira que Lula não seria juridicamente elegível. Milhares de juristas afirmam que Lula pode disputar as eleições. Querem criar um casuísmo apenas para Lula”.

Ele lembrou que no passado recente outros candidatos em situação semelhante se candidataram a cargos eletivos e muitos se elegeram. “Se necessário vamos elegê-lo ainda preso político. A única maneira de impedir que ele seja candidato é rasgar a Constituição, ainda que só o fato dele estar preso mostra que a constituição foi rasgada”.

Vagner disse esperar que Lula se baseie na plataforma que será entregue para governar o Brasil quando for eleito e disse que também irá relatar ao presidente a situação de crise de desesperança que vive hoje o povo brasileiro.

“Vamos falar como está a situação do povo brasileiro, o povo não aguenta mais essa quadrilha que se apossou no Brasil. Colocaram golpistas e disseram que Brasil ia melhorar. De lá para cá o Brasil vive a pior crise social e política de sua historia, com um presidente de menor credibilidade da história.”

“Mais de 30 milhões de desempregados. Hoje no Brasil só tem bico. Quando se cria novos postos de trabalho é bico, porque para nós emprego é com carteira assinada e direitos, e isso não tem”, afirmou Vagner.

Ele destacou que as recentes mobilizações como a greve dos caminhoneiros e a paralisação dos petroleiros aconteceram porque o povo brasileiro está infeliz.

“Acontece hoje a abertura da Copa do Mundo e no Brasil, que é o país do futebol, não há mobilização nenhuma. Os paneleiros ridicularizaram um símbolo nacional que é a camisa verde e amarela. Não é como nas outras Copas, é o descrédito, o povo está triste”, destacou Vagner.

Vagner afirmou que ao encontrar Lula irá dizer que aqueles que estão em Curitiba estão firmes para defender a Democracia e seu direito de ser candidato. “Dia 15 de agosto espero que o PT registre a candidatura Lula presidente. Que em janeiro a gente possa subir a rampa do planalto com Lula eleito presidente”.

“É por tudo isso que a CUT escolhe Lula para a Presidência da República. Ele é nosso instrumento de luta para manter nossos direitos e avançar nas nossas pautas”, finalizou o líder sindical.

Da redação da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba