Em debate, Carlos Grana volta a apontar incoerências de Paulo Serra

Em debate do G1 de Santo André (SP), Grana critica infidelidade de tucano e destaca ter sido escolhido um dos seis melhores prefeitos para as crianças

(foto: reprodução)

Na tarde desta quarta-feira (26), o portal de notícias “G1” promoveu um debate entre os candidatos à prefeitura de Santo André (SP). O atual prefeito Carlos Grana (PT) apresentou suas propostas para o próximo mandato e criticou o adversário Paulo Serra por falta de fidelidade – Serra era seu secretário de Obras e Serviços Públicos até um ano atrás – e por tentar se vender falsamente como “o novo”.

Grana lembrou que Serra está há 12 anos na política e já trocou de partido quatro vezes, mesmo tendo apenas 42 anos de idade. Acompanhe as principais intervenções de Grana no debate:

Educação

“Em relação à educação, alguns indicadores mostram o que já fizemos e o que iremos fazer no próximo mandato. O primeiro fator foi ter sido escolhidos entre as seis melhores cidades do Brasil como Prefeito Amigo da Criança. O outro indicador foi do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): nos últimos dois anos, subimos além da meta estabelecida para nossa cidade.

Mas vou inovar. Além das cinco creches que entreguei durante este mandato, que criaram mais de três mil vagas, darei continuidade a mais quatro que estão em construção em várias localidades da cidade. Além disso, vou estabelecer mais metas, para requalificar permanentemente os educadores e educadoras da nossa cidade”.

Caso Guarará

“Paulinho, nas vésperas da eleição do primeiro turno, dia 29, você e um aliado seu do DEM, entraram com uma ação para impedir que a cidade de Santo André pudesse continuar com seu sistema de transporte executado pela empresa Guarará. Se arrependimento matasse, Paulinho… Eu deixei você três anos para cuidar do transporte da cidade. Você e seus aliados tentaram promover um verdadeiro golpe na cidade de Santo André, desestabilizando o transporte. Mas com a minha firmeza, que você não tem, consegui resolver e a população foi atendida”.

Segurança

“Nós realizamos vários programas para fortalecer a segurança na cidade: banho de luz e ampliação e fortalecimento da Guarda Municipal. Já você, Paulo, propõe criar em Santo André a operação delegada, para oficializar o bico da Polícia Militar”.

Sonegação

“Os grandes empresários não vão ter colher de chá. Quem deve à prefeitura vai ter de pagar. Vou atuar sobre os grandes sonegadores da cidade de Santo André”.

Sabesp x Semasa

A Semasa é a companhia municipal de distribuição de águas. A empresa enfrenta uma disputa com a Sabesp, a companhia estadual, que busca o monopólio de operação na cidade.

“Uma das coisas que não farei é transferir o problema para os técnicos. Paulinho, eu fiz dezenas de reuniões técnicas com o presidente da Sabesp. Existe uma questão que está no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Nós temos, sim, a solução para o caminho da água não só em Santo André.

Nós não podemos aceitar a lógica da Sabesp, que não é mais pública. Hoje, a Sabesp é uma empresa privada. Ela está de olho nos interesses e de seu lucro. Ela está interessada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. A Semasa tem 1.200 funcionários de carreira. Você demonstra uma falta de conhecimento terrível”.

Paulinho de muitos partidos

“Paulinho, você está na vida política partidária há 12 anos. A cada eleição você é candidato por um partido diferente. Você foi do PFL, do PSDB, do PSD. Você fica falando que é uma cara nova na política. A gente percebe que você não tem nada de cara nova, é, na verdade, da velha política. Você fica pulando de galho em galho de um partido para o outro”.

Por Bruno Hoffmann, para a Agência PT de Notícias