Em grande ato em Fortaleza, lideranças exaltam legado de Lula
Ex-presidente participou de diversos atos no Ceará e encerrou a viagem ao estado em Fortaleza. Lideranças políticas criticaram perseguição judicial a Lula
Publicado em
Durante toda a quarta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez comícios nas cidades cearenses de Iguatu, Barbalha, Crato, Juazeiro e, por fim, na capital Fortaleza, onde defendeu a candidatura de Luizianne Lins à prefeitura da cidade.
Lideranças políticas mostraram a importância de defender o legado de Lula para o povo cearense e brasileiro.
Para o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a ida de Lula ao Ceará teve como objetivo ampliar o contato do ex-presidente com o povo, defender as plataformas do PT nas eleições municipais e denunciar as arbitrariedades jurídicas das quais ele é vítima.
“Ele acaba de ser considerado réu pelo Moro. Já era uma injustiça anunciada previamente. Um processo de manipulação, sem provas, destinado a interditar o Lula para uma eventual candidatura em 2018”, criticou Rui Falcão.
Para Luizianne Lins, o comício de Lula em Fortaleza representou uma grande troca de energias.
“Se ele veio para apoiar a nossa candidatura, nós também podemos dizer que fizemos um grande ato de apoio ao presidente Lula num momento em que se tenta criminalizar não só ele, mas a esquerda brasileira e o Partido dos Trabalhadores”, afirmou.
“Na verdade se tenta criminalizar o povo deste País porque um dia ousou sonhar e ter uma perspectiva de vida melhor, de fazer parte deste imenso Brasil de riquezas. Quem está nadando contra a maré são aqueles que estão negando esses direitos ao povo”.
Na avaliação do senador José Pimentel (PT-CE), Lula é um herói para o povo nordestino.
“No Nordeste, Lula não precisa ser defendido. Cada nordestino sabe da sua seriedade, honestidade e compromisso com os mais pobres. Nesta região, houve uma inclusão social como nunca antes havia existido. O Lula é, para nós, o melhor presidente da história do Brasil”.
Por sua vez, o presidente nacional Central Única dos Trabalhadores (CUT),Vagner Freitas, rebateu as acusações sem prova do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente.
“Ele está aqui também para dialogar com a sociedade brasileira sobre a perseguição de conjunto de procuradores que dizem que não tem nenhuma prova contra ele, mas têm convicção. Isso não pode acontecer. A democracia não permite que se acuse uma pessoa sem provas. Ele tem que se defender. Se defender na rua, falando a verdade e tendo a força do povo”.
Líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores, Deodato Ramalho explicou que mexer com Lula é mexer “com a alma e o sentimento do povo”.
“O povo encheu a praça espontaneamente para dizer em alto e bom som para a justiça seletiva e segmentos do reacionarismo nacional que nós fizemos hoje um dos maiores atos de solidariedade ao maior líder da história da América Latina”.
“Em Fortaleza, no Crato, em Juazeiro, em Iguatu, nós demos uma demonstração que de fato o povo cearense sabe manter sua tradição e fazer que a elite nacional possa compreender que mexer com o Lula é mexer com a alma e o sentimento do nosso povo”.
O candidato a vice de Luizianne, Elmano de Freitas, exaltou o sentimento de gratidão da população do Ceará.
“Há um sentimento de agradecimento por tudo o que presidente Lula fez pelo nosso povo. Hoje, existem muitos pequenos comércios pela periferia de Fortaleza, que só foram possíveis porque o povo melhorou de renda durante o governo do presidente Lula. O povo lotou a praça para dizer ‘Lula, muito obrigado por tudo o que você fez por nós’ e ‘Lula, conte conosco para tudo o que você precisar’”.
Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias