Lula fala durante lançamento de campanha internacional em seu apoio

O ex-presidente participou de lançamento da campanha internacional da Confederação Sindical Internacional “Stand with Lula”

A Confederação Sindical Internacional (ITUC/CSI), que representa 180 milhões de trabalhadores sindicalizados de 162 países, lançou nesta terça-feira (20) a campanha internacional “Stand with Lula” (“Estamos com Lula”). Segundo a secretária-geral da ITUC/CSI, o objetivo é defender o ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva de abusos judiciais no Brasil e denunciar os “poderosos interesses” que tentam impedir sua livre atuação política.

A campanha está sendo divulgada em Nova Iorque, simultaneamente à abertura da Assembleia Geral da ONU. Presentes no ato, alguns dos mais expressivos dirigentes sindicais dos Estados Unidos, como Tefere Gebre, da AFL-CIO, assim como advogados, juristas e defensores dos direitos humanos com atuação internacional. O ex-presidente Lula foi convidado a fazer uma saudação por meio de teleconferência (veja no vídeo acima como foi).

“Não há no planeta terra nenhum cidadão mais indignado que eu”, disse Lula. “Estou triste porque o juiz Moro aceitou a denúncia contra mim, mesmo ela sendo uma farsa, uma grande mentira. Mas temos advogados e vamos brigar. Vamos continuar lutando para que o povo volte a ter orgulho de ser brasileiro”, acrescentou o ex-presidente.

Para ele, “no Brasil nesse instante o que menos importa é a verdade, mas a construção da versão, ela vira manchete de jornal, a manchete é manipulada pela televisão e a pessoa, independentemente de ser inocente passa a ser condenada pela opinião pública”.

O ex-presidente ressaltou que não há provas que demonstrem o envolvimento dele em crimes ligados à Lava Jato. “Sou um homem de consciência muito tranquila. Se alguém apresentar uma prova contra mim – não estou pedindo duas – se houver uma, quero ser julgado como qualquer cidadão brasileiro. Não quero privilégio. O que não quero é mentira. Não quero falsidade.”

No site criado para divulgar a campanha (http://www.standwithlula.org/),  Lula é chamado de “pai do Brasil moderno”. O texto lembra que ele foi preso pela ditadura militar, e se tornou “o presidente mais bem-sucedido na história do Brasil, tirando milhões de pessoas da pobreza”. Mas ressalta que “forças poderosas, que utilizaram um Congresso corrupto para depor sua sucessora, Dilma Rousseff, agora estão tentando destruir sua reputação e acabar com sua influência”.

Defesa em Genebra

O renomado defensor dos direitos humanos Geoffrey Robertson vai apresentar a ação movida na Corte da ONU em Genebra, contra os abusos cometidos pelos operadores da Lava Jato. O advogado Cristiano Zanin Martins falará sobre a caçada judicial e midiática a Lula no Brasil, na condição de advogado do ex-presidente.

Da Redação da Agência PT de Notícias via Lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast