Em Manaus, Zé Ricardo prioriza combate à fome e agricultura familiar

Em minicomício nesta sexta-feira (23), o candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), afirmou que o combate à fome, que atinge mais de 600 mil habitantes na capital amazonense, será uma das prioridades de sua gestão. “Iremos cuidar do abastecimento alimentar e fortalecer o setor primário, garantindo a compra de alimentos da produção local para merenda escolar”, afirmou José Ricardo

Divulgação

Para Zé Ricardo, é urgente transformar a segurança alimentar em política pública para vencer a fome

Dos cerca de 2,2 milhões de habitantes de Manaus, cerca de 600 mil estão em insegurança alimentar, de acordo com dados do IBGE, coletados entre 2017 e 2018). Mas estudos indicam que até o final do ano, também como consequência da pandemia, mais de 1 milhão de pessoas estarão desocupadas na cidade, aumentando mais ainda a fome e a miséria. Em minicomício nesta sexta (23), o combate à fome foi um dos temas abordados pelo candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT).

Para Ricardo, é preciso priorizar o abastecimento alimentar da população, fortalecendo o setor primário, com a compra de 30% da merenda escolar originários da produção local. Além disso, deve-se incentivar as indústrias do Distrito Industrial a também comprar desses produtores, já que consomem uma média de 10 milhões de refeições por mês.

“A produção rural e a agricultura familiar precisam ser fortalecidas, garantindo alimentação para as famílias e renda a esses trabalhadores”, afirmou Zé Ricardo. “E o município pode ser o principal parceiro, priorizando a compra de alimentos para destinação às escolas do Município e demais estruturas que necessitem. Além disso, iremos fazer parceria com o Estado para melhorar estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção, além de apoiar famílias e pequenos produtores no acesso a linhas de crédito, para investimento na modernização e ampliação de suas produções e cultivos”, declarou Zé Ricardo.

Segundo Ricardo, a cidade necessita de diversos espaços que apresentem condições para a comercialização de produtos da região, como nas feiras e mercados, facilitando o acesso da população a esses alimentos da terra.

“Iremos incentivar eventos de agricultura familiar nos bairros e revitalizar feiras e mercados existentes na cidade, como ainda estimular a cultura da alimentação saudável associada à geração de emprego e renda, incentivando as famílias que têm quintais a cultivar hortaliças, frutas e verduras”.

Revitalizar a área rural de Manaus, com crédito de investimento, assistência técnica e garantia de preço é outra proposta do candidato nessa área, como ainda a criação de programas de agricultura urbana, com produção orgânica, na perspectiva da agroecologia. Para Zé Ricardo, é urgente transformar a segurança alimentar em política pública de fato para vencer a fome, a desnutrição e outras tantas mazelas que voltaram a envergonhar o país e municípios como Manaus.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast