Em nota, PT critica “factoide” envolvendo viagem de senadores à Venezuela

A nota assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão, afirma que a visita da comitiva acarretou um incidente, “explorado politicamente”, na tentativa frustrada de “comprometer o Itamaraty com os lamentáveis episódios”

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Partido dos Trabalhadores criticou, por meio de nota divulgada na noite desta sexta-feira (19), o “factoide” criado em torno do episódio envolvendo a comitiva de senadores brasileiros em recente viagem à Venezuela.

O grupo de oito senadores, liderado pelo presidente do PSDB, Aécio Neves, pretendia visitar líderes da oposição ao governo local e teve a missão fracassada após ficar parada em bloqueio no percurso.

Em nota assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão, e pela secretária de Relações Internacionais do partido, Monica Valente, a legenda afirma que a visita da comitiva acarretou um incidente, “explorado politicamente”, na tentativa frustrada de “comprometer o Itamaraty com os lamentáveis episódios”.

“Diante do factoide provocado pelos oposicionistas, o PT reitera sua defesa dos princípios do respeito à soberania e da não-intervenção em assuntos internos de outros países. E reafirma seu apoio à busca de uma solução política e democrática para os problemas que a Venezuela enfrenta atualmente, tal como unanimemente vem propondo a UNASUL”, traz o texto.

Confira a nota na íntegra:

“Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a viagem de senadores brasileiros à Venezuela

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta sua preocupação com os fatos envolvendo uma comitiva de senadores de oposição brasileiros em recente viagem à Venezuela, com o objetivo de contatar líderes da oposição ao governo local.

A visita da comitiva acarretou um incidente, explorado politicamente, na tentativa frustrada de comprometer o Itamaraty com os lamentáveis episódios.

Diante do factoide provocado pelos oposicionistas, o PT reitera sua defesa dos princípios do respeito à soberania e da não-intervenção em assuntos internos de outros países. E reafirma seu apoio à busca de uma solução política e democrática para os problemas que a Venezuela enfrenta atualmente, tal como unanimemente vem propondo a UNASUL. Também reafirma seu apoio ao governo legitimamente eleito do presidente Nicolás Maduro, que tem procurado manter as políticas sociais e distributivas iniciadas por seu antecessor, o presidente Hugo Chávez.

Rui Falcão – Presidente Nacional

Monica Valente – Secretária de Relações Internacionais”

Da Redação da Agência PT de Notícias