Em nota, PT lamenta morte de Márcio Thomaz Bastos

O presidente do PT, Rui Falcão, emitiu nota de pesar, nesta quinta-feira (20), pelo falecimento do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. “O Brasil deixa de conviver hoje não apenas…

Site do PT

Nota de Pesar.

“O Brasil deixa de conviver hoje não apenas com um de seus maiores juristas, mas com um grande militante da democracia, do estado de direito e dos direitos humanos”, diz o documento.

O texto relembra atuações importantes de Thomaz Bastos em movimentos que causaram grande repercussão na vida da população brasileira, com o Diretas, Já!, na Constituinte, além de  destacar a atuação dele como presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Nosso sentimento é de uma enorme perda. Mas seu exemplo de grande brasileiro o manterá para sempre em nossa memória”, afirma..

Leia a íntegra:

“Nota oficial do Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores está enlutado pela morte de Márcio Thomaz Bastos. O Brasil deixa de conviver hoje não apenas com um de seus maiores juristas, mas com um grande militante da democracia, do estado de direito e dos direitos humanos.

A herança de Thomaz Bastos nos deixa muitas lições de cidadania. Desde a firme atuação na campanha pelas Diretas Já, na Constituinte, enquanto presidente do Conselho Nacional da OAB, da fundação do movimento “Ação pela Cidadania”, do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), que presta assistência jurídica gratuita a pessoas necessitadas, e do prêmio Innovare, que destaca iniciativas inovadoras na área da Justiça.

Como homem público, no cargo de ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Thomaz Bastos liderou transformações históricas para o nosso país. Especialmente no fortalecimento da Polícia Federal, no combate à lavagem de dinheiro, na campanha do desarmamento, na construção de presídios federais, na criação Força Nacional de Segurança, na cooperação jurídica internacional para recuperação de ativos ilícitos, e na criação do Conselho Nacional de Justiça.

Márcio Thomaz Bastos era um homem incansável e trabalhou até seu último dia de vida. Nosso sentimento é de uma enorme perda. Mas seu exemplo de grande brasileiro o manterá para sempre em nossa memória. Nós compartilhamos este sentimento com a sua esposa, Maria Leonor de Castro Bastos, e toda a sua família, amigos e admiradores.

Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores”

Da Redação da Agência PT de Notícias