Em Porto Alegre, Lula critica a imprensa e pede voto de confiança ao Brasil

Ex-presidente participou de seminário promovido pelo jornal El País na cidade. Ele defendeu a política de comércio exterior e os investimentos em educação feitos pelo governo federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta sexta-feira (6), a imprensa brasileira e disse que nunca viu nenhum presidente ser tão atacado pelos jornalistas quanto a presidenta Dilma Rousseff.

A afirmação foi feita durante o seminário “Desenvolvimento, inovação e integração regional”, promovido pelo jornal El País e pelo governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

“Quando critico, falam que eu ataco, mas quando a imprensa me ataca, falam que são críticas”, ironizou Lula.

Ele voltou a falar sobre os avanços do Brasil na última década e afirmou que o País conseguiu crescer e garantir a inclusão social da população ao mesmo tempo.

Lula garantiu que o Brasil merece um voto de confiança e pontuou que, há três anos, o País está entre as cinco nações que mais recebem investimentos diretos do exterior”, lembrou.

Além disso, ele defendeu a política de comércio exterior executada pelo governo federal, fortalecendo, ao mesmo tempo, mercado interno e externo.

“Já provamos que é possível fazer funcionar estas duas políticas. Ainda temos muita coisa para fazer, temos que fazer a economia crescer mais e tornar menos complexa a estrutura tributária”, explicou.

O ex-presidente defendeu, ainda, as parcerias entre governo brasileiro e África, por exemplo, e disse que outras nações estão começando a perceber o potencial de países menos desenvolvidos.

Lula também falou sobre investimentos em educação pública e democratização do acesso ao ensino de qualidade. Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), citados por ele, apontam que o Brasil é o País que mais investiu em educação nos últimos anos. Somente em 2014, o governo federal prevê investimentos de R$ 84 bilhões nesta área.

Segundo o petista, em 11 anos, o governo federal criou 18 universidades e 152 extensões universitárias em todo Brasil. Ele ainda citou a construção de escolas técnicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciência Sem Fronteiras.

Eleições – Questionado sobre pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Datafolha nesta sexta, Lula afirmou que estava “desinformado”. O levantamento apontou que a presidenta Dilma Rousseff se mantém a frente dos demais adversários, com 34% das intenções de voto.

Enquanto isso, o pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), tem 19% das intenções, e Eduardo Campos (PSB) ficou com 7%.

Sobre as críticas dos adversários, o ex-presidente disse que muitos criticam e se apoiam no discurso do que deveria ser feito, mas poucos realmente fazem. “Eu não sou de falar, sou de fazer”, completou.

 

Por Mariana Zoccoli, enviada especial da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast