Em SP, PM age com truculência contra manifestantes

Manifestação de estudantes e servidores públicos foi dispersada com truculência pela PM

Após manifestação por melhores condições de trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) acusou a Polícia Militar do estado de agir com truculência e usar artimanha para prejudicar protesto.

Segundo o diretor de imprensa do sindicado, Aníbal Cavali, a PM se irritou com as palavras de ordem contra presença policial na manifestação e “partiu para cima” de aproximadamente 500 pessoas desarmadas, com balas de borracha, cassetetes e spray de pimenta. A ação deixou pelo menos 10 pessoas feridas e prendendo um estudante, segundo a entidade.

Cavali acusa também a PM de induzir um grupo de manifestantes ao erro para prejudicar a entidade. Segundo ele, policiais orientaram que um caminhão de som usado no protesto entrasse por uma rua pela contramão e usou o desvio como pretexto para guinchar o veículo. Segundo relatos, o motorista teria descido do carro e batido a porta com a chave dentro, para negociar com os agentes a arbitrariedade.

“Eles quebraram o vidro do lado esquerdo, tiraram as chaves e guincharam o caminhão”, denuncia Aníbal.

A manifestação começou por volta das 6h30, quando o grupo promoveu um “trancaço” na Porta da USP, para inviabilizar a entrada e saída de alunos e professores. Logo depois, o grupo bloqueou o cruzamento da rua Floriano Peixoto com a Alvarenga. Deste ponto, a passeata seguiu rumo ao cruzamento da Vital Brasil com a Raposo Tavares.

A cada cruzamento bloqueado, de acordo com Cavali, os manifestantes entoavam palavras de ordem sobre diversos temas, inclusive contra a força policial em meio a uma manifestação de estudantes e servidores públicos. “Foi nesse momento que eles partiram para cima e começou aquilo tudo que a gente conhece. Foi cerca de uma hora de agressão”, revela Cavali.

O sindicado divulgou um vídeo em que é possível ver um policial militar disparar spray de pimenta nos olhos de uma estudante e desferir, ainda com o tubo de spray na mão, um soco no rosto dela. O vídeo também revela o momento em que a polícia leva preso um estudante que, segundo Cavali já foi liberado.

O portal “G1” divulgou também um vídeo feito pelo helicóptero da TV Globo, pelo qual é possível observar um policial com a metade do corpo para fora de uma lenta viatura, a disparar tiros contra manifestantes correndo desarmados. De acordo com Cavali, cerca de 10 pessoas feridas foram encaminhas para exame de corpo de delito.

“Perseguiram estudantes e servidores de carro, com um policial dando tiros com arma letal”, denuncia Cavali.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

PT Cast