Em SP, feministas fazem inauguração popular da Casa da Mulher Brasileira

Atividade é contraponto à inauguração formal que impediu a participação das mulheres dos movimentos populares e teve como representante ministra Damares Alves

Walcir Previtale

Movimentos populares e as secretarias Municipal e Estadual de Mulheres do PT realizaram uma Inauguração Popular da Casa da Mulher Brasileira nesta segunda-feira (11). A atividade é um contraponto à inauguração formal realizada pela gestão BolsoDoria que impediu a participação das mulheres dos movimentos populares e que teve como representante a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro (PSL), Damares Alves.

Fruto da luta feminista, o projeto é parte de um programa mais amplo do governo Dilma Rousseff e prevê a centralização dos serviços necessários ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Em 2013, o governo Dilma liberou mais de R$ 10 milhões para o projeto. A verba foi repassada ao município, mas até agora o equipamento foi mantido fechado pela prefeitura.

“Fomos impedidas de participar da inauguração da Casa da Mulher Brasileira conquistada pelos movimentos de Mulheres no governo Dilma com a Ministra Eleonora Menicucci”, ressaltou a secretária Municipal de Mulheres do PT, Elisabete Silvério, indignada. Silvério complementou sua fala com uma reivindicação: “Queremos participar do Conselho Popular da Casa da Mulher Brasileira”.

“Nós gostaríamos de ter acesso ao protocolo de tudo que foi pensado para Casa, Ministério Público, Defensoria Pública, assistência social, Guarda Civil Metropolitana, a equipe de organização de assistência vinculada ao trabalho para os jovens e as crianças que estarão juntos com as mães vítimas de violência”, afirma a vereadora Juliana Cardoso (PT).

A atividade ocorreu em frente ao equipamento que fica no bairro do Cambuci, na Rua Viera Vasco, 26, região central da capital paulista.

Movimento de Mulheres manifestam em frente à Casa da Mulher Brasileira

Confira a transmissão ao vivo:

Por PT São Paulo