Em Tocantins, Lula apoia Paulo Mourão para governador

Candidato do PT para governar o Estado começou na política em 1988, mesmo ano em que o Estado foi criado, e integrou sua primeira bancada federal

Ricardo Stuckert

Paulo Mourão e Lula

A trajetória política do candidato do Time do Lula para governar Tocantins se confunde com a própria criação do Estado. Paulo Mourão (PT) ingressou na política em 1988, quando foi eleito para integrar a primeira bancada de deputados federais da história de Tocantins, que acabara de ser criado com a Constituição Federal, promulgada em outubro daquele ano.

Nos últimos anos, a política estadual vem sendo sacudida por uma série de reviravoltas eleitorais, cassações de mandatos, liminares judiciais, eleições indiretas e atemporais. A chapa encabeçada por Paulo Mourão pretende encerrar esse vai-vem de governadores.

Estado mais “jovem” do país, implantado em janeiro de 1989, Tocantins tem sua base econômica na produção agrícola, em especial arroz (sendo o terceiro maior produtor nacional), e com foco na exportação, principalmente de soja e de carne bovina.

LEIA MAIS: conheça o Time do Lula em todo o Brasil

Mourão apresenta aos eleitores e eleitoras tocantinenses a experiência de quatro mandatos de deputado federal, um deputado estadual e um de prefeito: em 2004, já no governo Lula, foi eleito prefeito de Porto Nacional, uma das principais cidades do Estado, conhecida como berço intelectual da cultura regional. Por sua gestão moderna e descentralizada, Paulo Mourão recebeu em 2006 e em 2008 o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Regional.

Em seu plano de governo, o candidato do PT defende a construção de “um Tocantins desenvolvido e sustentável”. Em 32 páginas, o documento apresenta propostas com foco em combate à fome, geração de renda, inclusão social, saúde preventiva, educação de qualidade, inventivo ao turismo, sistema integrado de segurança, gestão eficiente com participação social, revitalização de rios, defesa de direitos humanos e defesa de minorias.

Na convenção em que teve a candidatura oficializada, Paulo Mourão defendeu o resgate da esperança no Estado. “Tudo é possível ser feito para a melhoria da vida dos tocantinenses, e para isso é preciso o engajamento dos trabalhadores e trabalhadoras na reconstrução de todo estado. O convite é para o jovem, o idoso, as mulheres, crianças, povos tradicionais para um momento cívico de recuperação e reconstrução do nosso Estado e isso só se dará com todos e todas de mãos dadas”, afirmou.

Ao seu lado na corrida rumo ao Palácio Araguaia está a Professora Germana Pires (PCdoB), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT. Ela já atuou na Agência Goiana de Habitação (Agehab) e foi secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Palmas, capital do Estado.

A chapa majoritária se completa com Vilela do PT, candidato a senador. Empresário pioneiro em Palmas, Vilela trocou Minas Gerais por Tocantins no mesmo ano da criação do Estado.

Time do Lula: conheça os candidatos do PT na região Norte

Na chapa para as eleições proporcionais, o PT de Tocantins tem 4 candidatos a deputado federal e uma candidata a deputada federal, para disputar as 8 cadeiras destinadas ao Estado na Câmara federal. São 15 candidaturas, das quais 5 mulheres, concorrendo às 24 vagas de deputado e deputada estadual na Assembleia Legislativa.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Tocantins:

TIME DO LULA EM TOCANTINS

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast