Em todo o Brasil, carnaval critica Bolsonaro e pede Lula livre

Em blocos de rua e nos desfiles de escola de samba, a política dá o tom do Carnaval neste ano

Elineudo Meira

Desde o pré-carnaval, pedidos pela liberdade de Lula têm dado o tom da folia

A maior festa popular do Brasil tem manifestado os anseios das ruas sobre o cenário político. O grito “Lula Livre” dá o tom do Carnaval. E em diversos estados brasileiros, blocos e escolas de samba fazem críticas a Bolsonaro e o esquema de candidaturas laranja do seu partido, o PSL.

Em São Paulo, o Bloco do Hercu desfilou com a temática “Lula Livre” neste domingo (03), na Zona Sul da capital paulista. No sábado, o tradicional MinhoQueens, voltado para o público LGBT, ocupou as ruas do Centro com o tema Resistência, conforme divulgou O Estado de S. Paulo. No público, era entoado o grito “Ele Não”, usado na campanha contra Bolsonaro nas eleições de 2018.

Entre as escolas de samba, destaca-se no Carnaval de São Paulo a Vai-Vai, que levou para a avenida o enredo quilombo do futuro, contando a história de povos negro. O desfile homenageou a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), morta a tiros em 14 de março de 2018.

Vai-Vai homenageia Marielle no Carnaval de São Paulo

No Carnaval de Belo Horizonte, Bolsonaro também foi criticado pelo povo nas ruas, como mostrou o Jornal Folha de São Paulo. A reportagem também que foliões aclamaram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Sila relembrando o grito “olê olê olê olá Lula, Lula”. O tom se repetiu nos blocos Ladeira Abaixo e Tchanzinho.

Já em Pernambuco, o bloco Eu Acho É Pouco, um dos mais tradicionais do Carnaval de Olinda, também entoou gritos contra o Governo de Jair Bolsonaro.

Um dos blocos mais tradicionais de Olinda, Eu Acho É Pouco, estampa ‘Lula Livre”

Da Redação  da Agência PT de Notícias com informações da Folha e do Estadão

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast