Empresa fantasma recebeu R$240 mil de campanha de Bolsonaro

O valor recebido por suposta produtora que não existe corresponde a cerca de 20% do total gasto na campanha pelo candidato até agora

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Jair Bolsonaro

Uma produtora de vídeo fantasma, que está registrada com sede no centro de Petrolina (PE) mas não existe no local, recebeu R$ 240 mil para produzir vídeos para TV e redes sociais da campanha do candidato do PSL ao Planalto, Jair Bolsonaro. O valor corresponde a cerca de 20% do total gasto na campanha pelo candidato até agora. A informação é da revista Época.

A reportagem visitou a produtora, cujo nome é Mosqueteiros Filmes Ltda, e encontrou apenas uma casa vazia, com um anúncio de “vende-se”. A informação obtida com os donos do imóvel é que a empresa havia alugado uma sala há muito tempo e que tinham deixado o local há anos.

Segundo advogados eleitorais ouvidos pela revista, divulgar na prestação de contas o CNPJ de uma empresa laranja pode ser considerado crime de falsidade ideológica eleitoral.

De acordo com a reportagem, atualmente o serviço de produtora é realizado por outra empresa, a 9ideia, cujo sócio seria parente dos donos da “Mosqueteiros”. Questionada, a advogada responsável pela prestação de contas da campanha de Bolsonaro, Karina Kufa, afirmou que seria apenas um problema trabalhista.

Após a reportagem a campanha do deputado anunciou que rescindiu contrato com a produtora. A advogada Kufa admitiu que “A Mosqueteiros está no nome do filho [Gabriel Salles], a outra no nome do Lucas Salles [dono da 9Ideia]. Nós víamos essas empresas como uma coisa só, até porque não temos como ficar indo para a Paraíba verificar.”

Da redação da Agência PT, com informações da Época

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Depois da eleição, crise bate à porta. Desemprego aumentará e a culpa é de Bolsonaro e Guedes Economia

Mais notícias

PT Cast