Encontro Amazônico LGBT do PT reúne 70 lideranças em Boa Vista

Evento aconteceu em Boa Vista entre os dias 19 e 21 de maio. Este foi o terceiro encontro amazônico que o Setorial LGBT do PT

Reprodução/Facebook

PT promoveu terceira edição do Encontro Amazônico LGBT

O Partido dos Trabalhadores realizou, entre os dias 19 e 21 de maio, em Boa Vista (RR), a terceira edição do Encontro Amazônico LGBT do Partido dos Trabalhadores. O evento aconteceu na sede do PT e reuniu cerca de 70 lideranças petistas do movimento LGBT de vários estados da Região Amazônica, além de outros convidados locais e de outras regiões do país.

O evento também contou com a presença de dirigentes nacionais da sigla, entre eles: Anne Karoline, Fátima Cleide, Janaina Oliveira e do coordenador nacional LGBT do PT, Carlos Alves.

Este foi o terceiro encontro amazônico que o Setorial LGBT do PT. O evento é promovido para discutir pautas inerentes ao movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O evento antecedeu o 6º Congresso Nacional do PT “Marisa Letícia Lula da Silva”  e teve o objetivo de discutir a criação e organização de uma secretaria especifica dentro da estrutura do Diretório Estadual e consequentemente Nacional com este recorte social.

O organizador do encontro em Roraima, Edney Borges, agora espera colocar em prática a criação de núcleos setoriais e principalmente mobilizar a comunidade LGBT do interior de seu estado em torno da pauta. Segundo ele, além do movimento ser propício para o debate, o movimento LGBT é um dos que mais avançou na conquista de direitos, sendo a união homoafetiva a principal delas, com o reconhecimento pela Justiça da união entre pessoas mesmo sexo. Essa decisão também deve facilitar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Para Borges, uma luta a ser encampada pelo segmento é a aprovação de uma lei ou dispositivo que criminalize práticas de homofobia, uma vez que o PLC 122 (Projeto de Lei Complementar que criminalizava a pratica de homofobia) foi bastante debatido e combatido na Câmara dos Deputados por setores conservadores da sociedade e por fim arquivado.

Ao final do encontro, os participantes elaboraram e aprovaram a “Carta de Boa Vista” que será encaminhada ao 6º Congresso Nacional do PT em Brasília. Eles também elegeram Belém do Pará para sediar o próximo encontro em 2019.

Por Denison Alves, para a Agência PT de Notícias