Entidades organizam últimos detalhes para plebiscito popular

Materiais e informações para montar o ponto de votação estão no site da campanha. Neste final de semana estão programadas panfletagens e plenárias

Na próxima segunda-feira (1), cerca de 400 entidades iniciam as votações do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Estão sendo organizados os últimos detalhes para instalar urnas por todo o País, em escolas, igrejas, associações de moradores e entidades sindicais.

Rodrigo César, da secretaria operativa nacional do plebiscito, explicou alguns requisitos necessários para votar. Na internet, o eleitor só precisa entrar no site, e preencher o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Já nos locais físicos, o votante precisa estar munido de documento oficial com foto, como a identidade (RG) ou Carteira de Motorista.

Como preparação para a votação, neste fim de semana ocorrerão em vários estados, plenárias de boca de urna. Essas reuniões, visam orientar, organizar e principalmente, mobilizar mais eleitores.

Em Pernambuco, segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE), Carlos Veras, serão disponibilizadas 1200 urnas em sindicatos, associações, escolas, metrôs, integrações e até em paradas de ônibus. Cerca de 1300 pessoas foram capacitadas pelo comitê estadual para ajudar na coleta dos votos.

A União Nacional dos Estudantes orientou toda a rede do movimento estudantil a fortalecer o plebiscito, informa o diretor de universidades pagas da entidade, Rafael Costa. “A partir do dia 1º, Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais Estudantis passarão nas salas de aula de todo o País colhendo os votos”.

Neste fim de semana, serão realizadas plenárias de boca de urna e panfletagem para chamar as pessoas para votar.

A votação ocorrerá entre os dias 1 e 7 de setembro e você pode votar pela internet no site do plebiscito (www.plebiscitoconstituinte.org.br).

A meta das entidades envolvidas é que 10 milhões de eleitores participem da votação.

Centenas de cidades dos 27 estados da federação estarão com urnas para a coleta dos votos. Confira onde fica a urna mais próxima da sua casa por meio sítio: www.plebiscitoconstituinte.org.br/urnas

Você também pode instalar uma urna no seu prédio, bairro ou local de trabalho. Baixe os materiais da página : www.plebiscitoconstituinte.org.br/materiais-de-divulgação e participe.

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast