Etapas locais do 3º ConJPT movimentam municípios neste final de semana

Para o secretário nacional da Juventude do PT, as cidades devem aproveitar as etapas municipais do 3º Congresso da Juventude para realizar atos em defesa da democracia e do partido

As etapas municipais do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT) já começaram em todo o País. Neste sábado (12) e domingo (13), cidades da Bahia, Acre, Sergipe, Tocantins, Alagoas, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, reunirão os jovens para debater os rumos da Juventude do Partido dos Trabalhadores.

Para o secretário nacional da Juventude do PT, Jefferson Lima, as cidades devem aproveitar os congressos locais para realizar atos em defesa da democracia e do partido.

“É muito importante que nossos jovens construam atos políticos junto com os movimentos sociais para defender o PT, a democracia, as conquistas dos governos Lula e Dilma, assim como as principais bandeiras da juventude, como a luta contra o extermínio da juventude negra”, destaca.

O secretário estadual da Juventude do PT de Tocantins, Domingos Santos, concorda com Jefferson. “O congresso como um todo é momento importante de mobilização e organização da juventude. E acima de tudo de defesa da democracia, do projeto do PT, do governo”, afirma.

Segundo Domingos, as manifestações nos municípios serão importantes para mostrar que o partido continua vivo e que a juventude quer defender o PT, o governo, as políticas implementadas pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A juventude reconhece os avanços do PT no governo e precisa levar para a sociedade o debate de que não podemos retroceder nos direitos e nas conquistas”, acrescenta o secretário estadual da Juventude.

Jefferson recomenda que os congressos sejam abertos, para que mais jovens possam participar. “Não queremos apenas os jovens filiados participando das discussões dos congressos. Queremos aproximar o PT desses jovens que não são filiados, mas têm simpatia e acreditam no PT”, comenta.

Nos congressos municipais, serão tirados os delegados para as etapas estaduais e eleitas as direções municipais. Também haverá atos de filiação, para que mais jovens possam fazer parte da vida partidária do PT.

Etapas municipais – Em Sergipe, o Congresso da Juventude do PT em Poço Verde vai realizar uma plenária de formação política para novos filiados.

“Poço Verde é uma cidade importante para a juventude de Sergipe, porque é o primeiro município do estado a constituir Conselho Municipal de Juventude”, ressalta o secretário estadual da Juventude do PT de Sergipe, Anderson Cardoso.

No Distrito Federal, as etapas zonais acontecerão neste final de semana no Recanto das Emas e em Samambaia.

Para o secretário distrital da Juventude do PT, Lucas de Lima, o congresso é um momento fundamental para o PT se reorganizar como partido e repactuar com a juventude. “Temos uma nova juventude, com novas pautas e precisamos nos aproximar disso, com novos diálogos”, afirma Lucas.

A cidade de Rio das Ostras (RJ) também realizará sua etapa municipal do Congresso da Juventude do PT.

“Este será o primeiro congresso municipal de Rio das Ostras. Durante o congresso, vamos realizar um ato em defesa da Petrobras e dos royalties do petróleo tanto para o desenvolvimento da cidade quanto para a educação”, comenta o ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ronald Sorriso.

Neste final de semana, a juventude de dez cidades do Tocantins participará das etapas locais do 3º Congresso da Juventude do PT.

O município de Couto Magalhães deve reunir mais de 100 jovens e a cidade de Colinas também espera mobilizar a juventude. “Em Colinas, a Juventude do PT está bem organizada e esperamos fazer lá um dos maiores congressos municipais em Tocantins”, conta o secretário estadual da Juventude do PT-TO, Domingos Santos.

Da Redação da Agência PT de Notícias