Fabiano Contarato é eleito para presidir a Comissão de Meio Ambiente do Senado
Senador assume colegiado no ano da realização da COP 30 em solo brasileiro. “Defender o meio ambiente é, acima de tudo, defender a vida”, destaca Contarato
Publicado em
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito por aclamação nesta quarta-feira (19/2) para presidir a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado pelo próximo biênio. Na mesma reunião, a senadora Leila Barros (PDT-DF) foi convidada por Contarato para ser a vice-presidenta do colegiado, e referendada pelos colegas.
Durante o discurso de posse, o senador afirmou que a agenda ambiental impõe desafios sem precedentes em face da crescente emergência climática. No último ano, por exemplo, a ciência alertou que o planeta ultrapassou o limite crítico de 1,5ºC de aumento na temperatura média, meta que o Brasil se comprometeu a respeitar ao assinar o Acordo de Paris.
“Sentimos na pele as consequências evidentes e devastadoras. Estiagens prolongadas, enchentes avassaladoras, tempestades implacáveis e ondas de calor extremo ameaçam a economia, desestabilizam a educação, sobrecarregam a saúde e comprometem a produção de alimentos impactando dolorosamente a todos nós”, disse Contarato.
Para o presidente da CMA, é imperativo que seja aprimorado o ordenamento ambiental, a partir de três elementos: fiscalização intensa, educação ambiental e legislação mais rigorosa.
Como senador representando o Espírito Santo, é com muita honra e alegria que assumo novamente a missão de conduzir os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente, a CMA!
Falar de meio ambiente é falar do futuro, mas já pensando no presente. E o Brasil tem um papel central nisso. Este… pic.twitter.com/CkaGFAbvVE
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) February 19, 2025
Além dos desafios da área, o senador também apontou a COP 30 – que será realizada neste ano no Pará – como uma oportunidade histórica que colocará o Brasil no centro das negociações climáticas globais, consolidando o papel do país na construção de um futuro sustentável, em que a vida e a natureza prosperem em harmonia.
“Precisamos avançar com determinação rumo a acordos mais ambiciosos, visando reduzir drasticamente as emissões e proteger as populações mais vulneráveis que clamam por justiça climática”, afirmou.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) parabenizou Contarato pela eleição e destacou ser um alívio ter um parlamentar comprometido com a agenda ambiental à frente de uma comissão tão importante.
Já a senadora Augusta Brito (PT-CE) se colocou à disposição para contribuir com o avanço das pautas do ligadas à proteção do meio ambiente que serão debatidas pelo colegiado.
Do PT Senado