Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Nísia Trindade denuncia aumento de mentiras nas redes sociais, que tem forte participação de bolsonaristas. Novo vídeo da campanha Brasil Contra Fake aborda o tema

Julia Prado/MS

A ministra Nísia Trindade: trabalho dulpo de vacinar a população e combater as fake news (Foto: Julia Prado/MS)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, definiu como “ação criminosa” a explosão de fake news sobre vacinas, que tomou conta da internet nas últimas semanas, com forte participação de apoiadores de Jair Bolsonaro.

Segundo uma análise da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o número de postagens falsas aumentou muito desde 27 de fevereiro, quando o governo Lula lançou uma ampla campanha de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças.

Um dos principais alvos, ressaltou a ministra, é a vacina bivalente, que dá ainda mais proteção contra a Covid e que o SUS está aplicando gratuitamente, em todo o país, em pessoas a partir de 60 anos e alguns grupos prioritários.

“Temos enfrentado uma forte campanha, desde 27 de fevereiro, de fake news envolvendo a vacina bivalente. Isso é extremamente sério e eu tenho destacado que não se trata de desinformação, se trata de ação criminosa”, declarou a ministra durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, na quinta-feira (30).

LEIA TAMBÉM: Vacinas contra a Covid-19 não aumentam risco de miocardite e morte. Entenda por que você pode confiar

Nísia explicou que as fake news já causaram muito prejuízo aos brasileiros, pois, com medo, uma parte da população deixa de se vacinar. O resultado é que muitos adoecem e morrem, e o país fica ameaçado de ter de volta doenças que já tinham sido erradicadas.

Família morta pela Covid

Essa consequência, por sinal, é o tema do novo vídeo da campanha Brasil Contra Fake, lançada pelo governo Lula para alertar sobre a destruição causada pelas notícias falsas.

No vídeo, Iomar, de Nova Friburgo (RJ), conta que ele e sua família acreditaram que a Covid-19 era só uma gripezinha, como repetiu, de forma criminosa, Jair Bolsonaro. Resultado: a esposa de Iomar, que estava grávida, morreu da doença, assim como o irmão gêmeo e os sogros dele (assista abaixo).

A melhor forma de não ser vítima de fake news é se informar em sites confiáveis, como o do Ministério da Saúde, que tem publicado muitas matérias sobre o tema.

A boa notícia é que a maior parte dos brasileiros não têm acreditado nessas fake news sobre vacinas. Tanto é que o Brasil já atingiu a marca de 7 milhões de doses da vacina bivalente contra a Covid em pouco mais de um mês de campanha.

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast