Faleiro: “Lula deu exemplo do que é incluir uma região no projeto nacional”
Ao Jornal PT Brasil, deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) falou sobre o impacto positivo do Novo PAC na Região Norte e destacou a educação como obra mais estruturante
Publicado em
Os investimentos do governo Lula no Norte brasileiro por meio do Novo PAC foram tema do Jornal PT Brasil desta quinta-feira (5). O programa da TvPT teve como convidado o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).
O parlamentar citou as obras mais importantes para o estado paraense com o repasse de R$ 75,2 bilhões do governo federal e disse que “a Amazônia será a bola da vez neste governo Lula”. “O governo do presidente Lula deu exemplo do que é incluir uma região do Brasil no projeto nacional nos seus governos, no governo da Dilma. Não é por acaso que o povo nordestino vota em peso no Lula, porque o Lula induziu a indústria pra lá, os programas sociais, as políticas públicas, e integrou o Nordeste em um projeto nacional. Lá, nós estamos com muita esperança que agora, a Amazônia, seja a bola da vez no governo Lula”.
Em junho deste ano, o presidente Lula oficializou em cerimônia a cidade de Belém (PA) como sede para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), prevista para acontecer em novembro de 2025.
Leia mais: Lula: Vamos construir em Belém a maior COP da história, a primeira na Amazônia
Infraestrutura
No conjunto de obras contempladas para o desenvolvimento da região, Faleiro destacou obras de infraestrutura, como a Ponte sobre o Rio Xingu, a duplicação da BR- 316 e as estradas federais do Sul e Sudeste do Pará. “São todas obras muito importantes para a economia, porque elas são geradoras de emprego também. E elas viabilizam, nos dão direito de ir e vir. Os asfaltos naquela região são de chorar, é buraco pra todo lado, e buraco em asfalto é pior do que em estrada de chão. Nós temos muitos trechos ainda que precisam concluir o asfaltamento”.
Leia mais: Deputados do PT detalham benefícios do Novo PAC em seus estados; veja vídeos
Educação como destaque
Para o deputado, a obra mais estruturante para o Estado do Pará é na educação. “E agora, nós estamos com uma esperança muito grande de consolidar a expansão das universidades criadas. Temos demanda de quatro novas universidades. Eu sempre digo que agora, pelo menos uma, nos quatro anos do Lula, que é a universidade federal do Xingu, do Marajó, de Tocantins”.
Ouça o boletim da Rádio PT sobre o PAC do Pará
Assista a íntegra da entrevista:
Conheça as obras no Novo PAC no Pará
O governo Lula lançará editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas seguintes áreas:
Cidades: urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais;
Saúde: UBSs, policlínicas e maternidades;
Educação: creches, escolas e ônibus escolares;
Cultura: CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico;
Esporte: espaços esportivos comunitários.
Confira também o mapa de obras do Novo PAC, por Estado, aqui: https://www.gov.br/casacivil/novopac/mapas-de-obras-por-estados
Da Redação, com informações da Secom