Felipe Camarão cobra regulamentação das big techs pelo Legislativo
“O principal problema que vamos enfrentar nas eleições do ano que vem, depois da polarização muito forte, são as fake news”, alertou o vice-governador do Maranhão, em entrevista ao Café PT desta sexta (8)
Publicado em
“O principal problema que vamos enfrentar nas eleições do ano que vem, depois da polarização muito forte, são as fake news. O Supremo está amoldando (a regulamentação das redes sociais) mas quem tem que resolver não é o Judiciário. Quem tem que resolver isso é a política, é o Legislativo”, afirmou nesta sexta-feira (8) o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, em entrevista ao programa Café PT, da TvPT.
“O que está faltando hoje no país é uma regulamentação séria das redes sociais. Todos os países da Europa estão fazendo isso, mas a extrema direita não quer sob o argumento errôneo da liberdade de expressão. Isso é mentira. Regulamentar rede social não é tolher liberdade de expressão, não é censura”, ressaltou.
Há 45 dias o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão que foi um marco jurídico, segundo Camarão, ao definir que o artigo 19 do Marco Civil da internet é parcialmente constitucional.
“Desta forma, para se responsabilizar as big techs, não é necessário ordem judicial expressa. O usuário que se sentir prejudicado pode acionar a própria plataforma para retirar o conteúdo”, disse ele na entrevista em que falou também do 17º Encontro Nacional do PT, dos grandes investimentos do governo Lula no Maranhão, das agendas do presidente no estado e das mentiras que foi alvo recentemente.
“Disseram que não sou mais pré-candidato a governador do Maranhão e eu continuo na minha pré-candidatura. O presidente Edinho, inclusive, confirmou em suas redes que sou pré-candidato do partido no ano que vem”, disse Camarão.
Cenário complexo
Camarão falou dos graves problemas decorrentes do uso de inteligência artificial, perfis falsos e robôs e a dificuldade de responsabilização. “Fake news é crime. A população entende melhor como instigação ao suicídio, tráfico de entorpecentes, pornografia infantil, tráfico de drogas, racismo, homofobia. Isso tudo é crime. Mas quando é fake news para ajudar um pré-candidato ou prejudicar, as pessoas têm dificuldade de identificar”, apontou.
O cenário das eleições do próximo ano é bastante complexo para o vice-governador. “2018 foi difícil e 2020 também. 2022 foi muito difícil, 2024 já foi uma confusão e infelizmente a perspectiva é piorar”, disse ele ao lembrar de Bolsonaro que falava sete mentiras por dia e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que usa argumentos falsos para atingir a soberania nacional.
“Imagina se nós, brasileiros, vamos nos meter em algum processo judicial norte-americano? Esses divulgadores de fake news pregam a guerra, ao contrário do presidente Lula que prega a paz entre os povos”
Orgulho de ser petista
Camarão esteve em Brasília no último final de semana e participou do 17° Encontro Nacional do PT. “Saí mais revigorado, sinto orgulho de ser petista” disse ele ao falar das agendas com os senadores do Maranhão.
A viagem a Brasília rendeu a oportunidade de reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde tratou de apoio técnico para agricultura familiar e a liberação de recursos via Universidade Federal do Maranhão. “Sou professor, fui a Brasília como vice-governador e como professor em nome do nosso reitor, Fernando Carvalho”, salientou Camarão, acrescentando que esteve no Incra para falar sobre uma área indígena e sobre a titulação de 55 mil hectares de terras quilombolas em Alcântara e mais 10 cidades.
Camarão se reuniu com Jorge Messias, advogado-geral da União, tratou de precatórios do Fundef, das redes estaduais e municipais do estado do Maranhão e sobre o seguro defeso 2015. O Maranhão e o Pará são os estados que têm mais pescadores cadastrados no país.
O presidente Lula determinou e a Advocacia-geral da União está organizando um grande acordo para fazer o pagamento desse seguro defeso do ano de 2015. “A presidenta Dilma não pôde pagar na época por causa do golpe. Temer e Bolsonaro não pagaram e agora o presidente Lula vai fazer esse pagamento”, comemorou.
Só no Maranhão são mais de 200 mil pescadores que vão receber o seguro defeso. “Estamos programando essas agendas para o presidente Lula. Tem titulação de terra quilombola, tem seguro de defesa para pescadores”, anunciou.
Honra de governar o Maranhão
Ao destacar que o Maranhão é o estado que historicamente deu maioria ao presidente Lula desde 1989, com votação sempre acima de 73%, Camarão lembrou que no desgoverno anterior o estado não teve nenhuma obra de Jair Bolsonaro nos 217 municípios maranhenses.
“O ex-presidente não foi no Maranhão para inaugurar nenhuma obra zero, nada. O que teve foram nossos deputados e senadores que mandaram via emenda parlamentar e agora, com o presidente Lula, são quase R$ 100 bilhões de reais em investimentos como o maior anel viário da história de São Luís além de dois residenciais que o presidente está prestes a inaugurar em São Luís e em Imperatriz”, comemorou.
Leia mais: Lula: “O povo do Maranhão foi secularmente esquecido e nós não vamos esquecer”
Camarão disse que o PT quer ter a honra de governar o estado e vê em sua pré-candidatura essa oportunidade.
“Pleiteio isso com desejo de fazer a transformação social, de defender trabalhares e trabalhadoras, de acabar com analfabetismo e transformar 100 % das escolas em tempo integral. E temos o objetivo primordial de puxar o palanque do presidente Lula para a reeleição. O presidente Lula é um vetor de estabilidade democrática. Reafirmo minha pré-candidatura ao governo por esse projeto de reeleição de Lula”, assinalou.
Propostas fortes para a segurança
Preocupado com os índices de violência no estado, Camarão lembrou do programa criado pelo ex-governador Flávio Dino – o Pacto pela paz – que não teve continuidade e disse que tem propostas “fortes”. A primeira é o pacto pela paz, um arranjo institucional que envolve governo e toda a sociedade, com ações educativas e preventivas. A segunda é tecnologia com serviço de inteligência.
“O crime é “organizado e o poder público tem que ser organizado para combater, prevenir e reprimir. Mas não dá para as polícias terem inteligência separadas”, avaliou, ao falar que a terceira proposta é a valorização financeira das forças policiais, com uma polícia cidadã visando a proteção de vidas, e não apenas prender pessoas.
Camarão agradeceu e ex-presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, pela força e coragem à frente do partido nos últimos anos e avaliou que o novo presidente Edinho Silva vai em busca das bases do partido, dos movimentos sociais e sindicatos. “Tenho orgulho de fazer parte desse partido, de ter um líder como o presidente Lula que é um líder mundial. Estamos muito empolgados para a reeleição do nosso presidente e para a prioridade de eleição de congressistas”, concluiu.
Da Redação
