Festival PT 40 Anos: Gleisi e Haddad reacendem orgulho de ser petista

Presidenta e ex-ministro foram os anfitriões do ato de abertura em comemoração ao aniversário do partido; programação segue até domingo; sábado tem Lula e Mujica

Diego Padilha

Com todos os ingressos gratuitos esgotados antes mesmo do início da programação, o Festival PT 40 anos começou fazendo jus às enormes expectativas da militância. Logo em seu primeiro ato, no sempre emblemático Circo Voador, o evento – que vai até domingo (9) no Rio Janeiro – juntou cultura e diversidade à providencial exaltação à história do partido fundado em 10 de fevereiro de 1980.

Logo de cara, a presidenta Nacional Gleisi Hoffmann reiterou que celebrar o nascimento daquela que hoje é a maior legenda progressista da América Latina é, e sempre será, um ato político.  “A gente tem que comemorar nossa caminhada. Nem sempre ela foi fácil. Às vezes dolorosa e difícil. Por isso a gente também tem que ter alegria porque este partido é uma preciosidade na história política brasileira”, declara.

Sob o olhar atento do público, Gleisi ainda fez questão de enviar recado àqueles que insistem em afrontar um partido nascido para defender os anseios do povo brasileiro: “Nós temos que nos orgulhar do Partido dos Trabalhadores. Disseram que iam acabar conosco, que iam nos destruir, que iam nos varrer do mapa. Erraram porque nós estamos aqui de cabeça erguida”.

Disseram que iam acabar conosco, que iam nos destruir, que iam nos varrer do mapa. Erraram porque nós estamos aqui de cabeça erguida”, Gleisi Hoffmann

O ex-ministro Fernando Haddad concorda e completa: “A única coisa que incomoda o andar de cima é o PT. A única coisa que é uma pedra no sapato deles é o PT. E é por isso que eles deflagraram uma guerra neste país não só contra o partido.  Mas enquanto tiver um companheiro ou companheira nosso na rua da amargura nós vamos estar com a estrela no peito, percorrendo este país para fazer justiça social, desenvolvimento e inclusão”.

Enquanto tiver um companheiro ou companheira nosso na rua da amargura nós vamos estar com a estrela no peito, percorrendo este país para fazer justiça social, desenvolvimento e inclusão”, Haddad

Lula e Mujica

O ex-presidente do Uruguai e atual senador Pepe Mujica participa, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de debate sobre o Sentido da Política Transformadora no Mundo neste sábado (8). O diálogo está marcado para as 18h na Fundição Progresso. A seguir, confira a programação completa:

 

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast