Filha de homenageada por Carlos Bolsonaro espalha fake news contra Lula

Kátia Arbex espalha fake news de que Lula mandou Adélio matar Jair Bolsonaro. Mãe de Kátia foi condecorada por Carlos após atirar em homem

Site do PT

Milicias bolsonaristas atacam Lula e o PT

Circula pelas redes sociais a mentira de que Lula teria mandado Adélio Bispo matar Bolsonaro, durante as últimas eleições, com uma faca envenenada. Essa desinformação surgiu há cerca de dois meses e seguimos recebendo várias denúncias de sua circulação. Quem fez essa grave acusação, sem apresentar provas e indo contra as conclusões da investigações da Polícia Federal, foi Kátia Arbex, figura de trajetória inusitada e ligada à família Bolsonaro. O Boatos.org desmentiu essa história.

Segundo Kátia Arbex, seu irmão, Márcio, a pedido de Lula, repassava dinheiro e facas envenenadas a Adélio Bispo. Kátia não traz, em nenhum momento, evidências que sustentem a denúncia. Pelo contrário, os laudos médicos não falam em envenenamento de Bolsonaro. Dois inquéritos da Polícia Federal já concluíram que Adélio agiu sozinho e sem ajuda de terceiros, tendo planejado e executado a ação criminosa. Um laudo afirma que ele sofre de transtorno delirante permanente paranoide.

Apoiadora da ditadura militar, Kátia Arbex também já fez acusações sem provas contra Gilmar Mendes e Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, sua mãe, Maria Dora dos Santos Arbex, foi condecorada a pedido de Carlos Bolsonaro por ter atirado na mão de um homem que tentou assaltá-la e teria ameaçado seu cachorro da raça bichon frisé Igor. A aposentada foi indiciada por porte ilegal de armas – o revólver calibre 38 pertencia a sua filha, Kátia. Quando condecorada, “Maria Dora conclamou as ‘mulheres cariocas’ a fazerem um mutirão para expulsar mendigos das ruas”. Sugeriu ainda que pessoas em situação de rua fossem confinados em um navio em alto-mar.

Participaram da homenagem, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, além de Carlos, Flávio Bolsonaro e Jair Bolsonaro, que afirmou que Maria Dora era um exemplo à sociedade. Na plateia, estavam Kátia e seu irmão Márcio.

No mesmo áudio em que mente sobre a relação de Lula e Adélio, Kátia Arbex afirma que, na verdade, Maria Dora não seria sua mãe biológica. Recentemente, em seu leito de morte, ela teria revelado à Kátia que matara sua mãe biológica na maternidade e raptado Kátia ainda bebê para poder casar com seu pai.

Mais fake news: o irmão de Adélio

Outra mentira recorrente nas redes sociais são duas fotos que trariam Lula com o suposto irmão de Adélio Bispo. Como o G1 e a Lupa desmentiram, em ambas as fotos o homem ao lado de Lula é, na verdade, Marcos Heridijanio Moura Bezerra, candidato a deputado federal pelo PT em Pernambuco em 2018. Ele não tem nenhum parentesco com Adélio.

Também já foram vítimas de mentiras que tentaram associar Adélio a sua imagem Gleisi Hoffmann, que, diferentemente do que diz a fake news, não foi fotografada com ele, e Maria do Rosário, que não empregou a mãe e a irmã de Adélio em seu gabinete.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast