Focus Brasil #90: viva a cultura brasileira

Na nova edição da revista Focus, a cultura volta a ser prioridade no governo Lula, que anunciou investimentos de R$ 10 bilhões no setor somente neste ano. Leia

A valorização da cultura volta a ser prioridade no Brasil após a destruição bolsonarista (Imagem: Focus Brasil)

Já está disponível a nova edição da revista Focus Brasil, editada pelo Fundação Perseu Abramo (FPA). A publicação de número 90, traz como destaque a retomada da cultura como uma das prioridades do governo Lula.  “Depois de quatro anos sem apoio do governo federal, a classe artística nacional volta a ganhar incentivo e recursos para a retomada da produção“, diz a revista, na chamada de capa da reportagem. “Lula anuncia a reativação das políticas para o setor e promete injetar R$ 10 bilhões apenas em 2023”, informa a Focus.

No editorial “O protofascismo e a barbárie”, assinado pelo presidente da FPA, Alberto Cantalice, o monstruoso ataque ocorrido na semana passada a uma creche de Blumenau, onde quatro crianças foram brutalmente assassinadas.

“O aumento exponencial do número de ataques às escolas, a verdadeira chaga do feminicídio e da violência doméstica e familiar — e o crescente surto de brigas de trânsito com o uso de armas de fogo — são efeitos colaterais do quadro trágico que o protofascismo legou ao novo governo eleito em 2022”, escreve Cantalice.

A entrevista da semana traz o ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro, que fez uma boa avaliação destes primeiros meses do terceiro mandato de Lula. “Acho que o governo Lula vai bem porque adotou três temas essenciais para atravessar este rubicão, da crise e da desmoralização completa das instituições democráticas no Brasil, feitas pelo governo desastrado do Bolsonaro”, opina Genro.

O ex-ministro elencou três áreas onde Lula deve atuar: uma recuperação da política externa propositiva e pragmática que marcou as gestões do PT, o combate à fome e a retomada de investimentos a partir de uma reorganização das finanças do governo. Para isso ocorrer, a nova regra fiscal que será apresentada ao Congresso deverá ser aprovada, defende ele.

“Acho que Lula elegeu bem esses temas e tem agora que pactuar o seu governo, inclusive dentro do ministério, desenvolver com os ministros um discurso político comum”, pondera.

A Focus repercute ainda o depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal na semana passada, apontando que o extremista de direita ainda deve explicações ao país, as relações entre Brasil e China, na perspectiva da viagem de Lula ao país aliado dos BRICS, e o aniversário do cantor Cazuza, que estaria fazendo 65 anos se estivesse vivo.

Acesse a edição completa aqui.

Da Redação, com FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast