Focus Brasil #97: Basta de racismo

Nova edição da revista Focus destaca as reações ao vergonhoso caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior na Espanha. “Até quando vamos tolerar?”, questiona a publicação. Acesse

Focus Brasil/Site do PT

A nova edição da Focus, de nº 97, está disponível para leitura

A nova edição da revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo, já está disponível para leitura no site da organização. A publicação, de número 97, aborda em matéria de capa os ataques racistas ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, na Espanha. “A hostilidade de torcedores espanhóis contra o craque brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, expõe a chaga que machuca o século 21 e torna o futebol o palco crescente de agressões raciais”, destaca reportagem assinada por Guto Alves.

“A reação do governo e das autoridades brasileiras levam a Espanha a abrir uma investigação e a dar um basta nas hostilidades por causa da cor da pele”, relata. O assunto ganhou os principais jornais do planeta, extrapolando o universo das publicações esportivas.

A revista traz ainda a cobertura da aprovação do novo marco fiscal na Câmara. “O governo Lula obteve a sua mais significativa vitória política no Legislativo com a aprovação do texto-base do novo Regime Fiscal Sustentável”, sustenta a revista. O assunto também é tema de coluna assinada pelo líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR).

“O novo marco fornece as condições necessárias para perseguir o crescimento econômico controlando os gastos, mas mantendo o investimento público em áreas essenciais como educação, saúde, programas sociais e na valorização real do salário mínimo”, defende o deputado.

A CPMI do Golpe também ganha amplo destaque na Focus. “Ironicamente, a instalação da CPI ocorre na semana em que a Polícia Federal concluiu que o autor do pedido de instalação das investigação parlamentar, o deputado André Fernandes (PL-CE), e um dos principais porta-vozes do bolsonarismo, incitou pessoalmente os atos antidemocráticos de 8 de janeiro”, registra a publicação.

Ainda na Focus, uma entrevista com a jornalista e escritora Karla Monteiro, que revela os acontecimentos que a levaram a escrever as biografias de Leonel Brizola, fundador do PDT, e Samuel Wainer, criador do jornal Última Hora. A primeira biografia, “Samuel Wainer — O Homem que Estava Lá”, foi publicada em 2020. A de Brizola encontra-se em seus estágios finais.

Na conversa com Bia Abramo, a jornalista contou os processos envolvidos na produção das biografias e falou sobre o ofício da reportagem. “Escolhi o Samuel muito por uma questão de compreender a imprensa através de um personagem, a pessoa que criou a única cadeia de jornais de esquerda do Brasil, a grande imprensa”, explica Monteiro.

“Conheci o Brizola na pós-ditadura, quase com aquela aura folclórica. Agora, estou muito fascinada por sua história, por tudo que o Brizola representou para o país. Então, acho que vem aí um livro que vai trazer o Brizola de volta”, discorre a autora.

Na cultura, a Focus traz as despedidas da cantora americana Tina Turner e do escritor britânico Martin Amis, que morreram na semana passada. “Sua estrela começou a brilhar ainda nos anos 1960, ao lado de um parceiro terrível, mas ela se reinventou e forjou uma carreira multiplatinada, que a levou aos palcos com astros como David Bowie, Mick Jagger e The Who”, informa a revista.

Sobre Amis, a Focus o descreve como um dos mais importantes romancistas ingleses: “Seu romance de 1984 “Grana” foi nomeado por Robert McCrum no jornal britânico The Guardian entre os 100 melhores romances escritos em inglês. É apontado como um “livro de zeitgeist que continua sendo um dos romances dominantes da década de 1980”.

Acesse a edição completa aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast