Fome causa desnutrição e atrasa desenvolvimento infantil no Brasil

Especialistas apontam que as crianças são mais atingidas pela crescente insegurança alimentar no país. A desnutrição pode impactar diretamente na evolução do cérebro. Médicos alertam ainda para desnutrição silenciosa

Agência Brasil/Site do PT

Fome causa desnutrição e atrasa desenvolvimento infantil no Brasil

Com aproximadamente 43,2% da população brasileira sofrendo com insegurança alimentar, as crianças são as mais atingidas pela fome que assola o país. Segundo especialistas, a desnutrição, além de atrasar o desenvolvimento infantil em todas as fases do crescimento, pode impactar diretamente na evolução do cérebro.

O pesadelo da volta do Brasil ao Mapa da Fome pode comprometer a vida das crianças brasileiras. Isso porque durante os primeiros anos de vida, o cérebro evolui muito rapidamente e para que ele se desenvolva saudavelmente é preciso uma boa nutrição.

Em entrevista à BBC News Brasil, a professora do departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Comitê Científico do NCPI – Núcleo Ciência Pela Infância, Márcia Machado, alerta para o impacto na evolução do cérebro infantil diante da desnutrição.

“O cérebro de uma criança se desenvolve de uma forma muito intensa no período que vai da gestação até os 5 anos de idade e a desnutrição pode ter impactos profundos nesse processo, em casos mais graves ou de privação longa até irreversíveis”.

Leite subiu 16,30%

Na última pesquisa do Índice Geral de Preços (IGV), o valor dos alimentos acelerou e o leite, alimento considerado fundamental na nutrição das crianças, foi o que mais subiu (16,30%).

A coleta de dados, realizada entre os dias 11 de junho e 10 de julho, mostra o cenário desesperador que as famílias brasileiras enfrentam ao tentar comprar alimento.

LEIA MAIS: Carestia sem fim: Preço dos alimentos segue em alta no Brasil

Comprometimento inicia na gestação

Com a volta da miséria e da fome, que atinge mais de 33 milhões de brasileiros, a falta de nutrientes pode comprometer o desenvolvimento das crianças ainda na gestação.

Médicos alertam para os primeiros mil dias de vida, período que vai do início da gravidez até os 2 anos, como fase crucial para o desenvolvimento físico e mental do ser humano.

“Muitos estudos mostram que a privação de alimentos enfrentada pela mãe pode repercutir tanto no crescimento como no desenvolvimento da criança, pois o sistema neuronal necessita de eletrólitos, proteínas, vitaminas e outras substâncias para ser ativado”, ressalta Márcia Machado.

A coordenadora Nacional do Setorial de Segurança Alimentar do Partido dos Trabalhadores (PT), Adriana Aranha, destaca os retrocessos desde o golpe contra a Dilma Rousseff, em 2016, que colocou o país de volta ao Mapa da Fome e desconstruiu políticas públicas que impulsionavam a economia do país e ajudava o povo brasileiro.

“A fome não iniciou na pandemia, mas antes, desde o processo do golpe, quando acabaram com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com o Programa Social Fome Zero, com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar no Brasil e isso trouxe consequências. Não temos recursos para nenhuma cisterna no semiárido. Os programas de aquisição da agricultura familiar foram desconstruídos, os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias. Os municípios ficaram à própria sorte, sem nenhum apoio do governo federal para o que já tinha conseguido tirar o Brasil do Mapa da Fome. É uma vergonha o que estamos vivendo hoje”.

Ouça o posicionamento completo da coordenadora Nacional de Segurança Alimentar do PT, abaixo:

LEIA MAIS: “A fome voltou ao Brasil a partir do golpe de 2016”, por Tereza Campello

Da Redação, com informações da BBC

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast