Formação divulga novas orientações sobre a Conferência Paulo Freire
Etapa Nacional da Conferência foi adiada para fevereiro de 2022 e vai ser realizada juntamente com as comemorações dos 42 anos do PT
Publicado em
A Etapa Nacional da Conferência Nacional Paulo Freire de Formação e Educação Política do PT foi adiada para fevereiro de 2022, que coincidirá com as comemorações do aniversário de 42 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.
De acordo com a Secretaria Nacional de Formação do PT, já foram realizadas mais de 450 etapas municipais e regionais da Conferência de Formação, com a mobilização de milhares de militantes em mais de 2.000 municípios do país e também do exterior. As etapas ocorrem ao mesmo tempo em que o partido realiza centenas de atividades referentes aos Encontros Setoriais.
A Secretaria Nacional de Formação divulgou orientações a respeito do cronograma referente às atividades da Conferência.
“Estamos em um momento muito importante para a formação política do nosso partido! A Jornada Nacional de Formação das Educadoras e dos Educadores Militantes, os Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas e a nossa Conferência Nacional de Formação estão mobilizando e ajudando a pautar a importância da educação política e do trabalho de base em cada canto do país, diz um trecho da convocatória.
No texto, a secretária nacional de Formação, deputada Maria do Rosário (PT-RS), reafirma os principais objetivos das etapas de formação. “A nossa tarefa é construir uma formação política para um grande trabalho de base capaz de eleger Lula e sustentar as transformações que o nosso país tanto precisa”, enfatiza.
Confira abaixo as orientações divulgadas pela SNF/PT:
Novembro de 2021
Até 10 dias antes da etapa do estado: etapas municipais e regionais da Conferência;
Até 30 de novembro: etapas estaduais da Conferência;
Início do processo do Planejamento Comum da Formação Política para 2022 (Secretaria Nacional de Formação Política, Escola Nacional de Formação e Fundação e Fundação Perseu Abramo) com oficinas e reuniões de escuta e colheita que serão realizadas agendas com:
– Executiva Nacional do PT e Diretoria da Fundação Perseu Abramo;
– Secretarias Estaduais de Formação do PT e Coletivos Estaduais;
– Secretarias, Setoriais e Coletivos Nacionais do PT;
– Movimentos Sociais que contribuem com o Nova Primavera;
– Facilitadores e Facilitadoras da Jornada de Formação;
– Monitores e Monitoras do Nova Primavera;
Sistematização das propostas apresentadas no Formulário de Avaliação da Jornada para o Planejamento Comum da Formação Política para 2022.
30 de Novembro: atividade preparatória para a Conferência Nacional (live via redes do PT): “Como dialogar sobre as acusações contra o Lula no nosso trabalho de base?”
Dezembro de 2021
Até 05 de dezembro: envio das propostas indicadas nas etapas estaduais e encontros setoriais para a Secretaria Nacional de Formação.
07 de dezembro: atividade preparatória para a Conferência Nacional (oficina via Zoom para multiplicadoras e multiplicadores): “Como dialogar sobre as acusações contra o Lula no nosso trabalho de base?”
Janeiro de 2022
Finalização do Planejamento Comum da Formação Política para 2022;
Inscrições para a Etapa Nacional da Conferência;
Debates preparatórios e atividades de mobilização para a Etapa Nacional da Conferência;
19 de Janeiro: atividade preparatória para a Conferência Nacional (live via redes do PT): “O PT quebrou o Brasil?”
Até 24 de Janeiro: divulgação do novo Texto-Base da Etapa Nacional da Conferência a partir das contribuições das etapas locais e estaduais.
26 de Janeiro: atividade preparatória para a Conferência Nacional (oficina via Zoom para multiplicadoras e multiplicadores): “O PT quebrou o Brasil?”
Fevereiro de 2022
11,12 e 13 de fevereiro: Etapa Nacional da Conferência Nacional Paulo Freire de Formação e Educação Política do PT e lançamento do projeto “Nova Primavera 2022”.