FPA divulga pesquisa com perfil de manifestantes de março

Fundação Perseu Abramo traçou perfil dos manifestantes que foram às ruas a favor e contra o governo Dilma

Lula Marques

A Fundação Perseu Abramo divulgou, no sábado (21), pesquisa inédita sobre as manifestações de março deste ano. O levantamento foi realizado durante as mobilizações dos dias 13 e 15 deste mês, em São Paulo.

O objetivo da pesquisa foi apresentar um perfil sobre os manifestantes e o posicionamento político deles, além das percepções e expectativas sobre a conjuntura nacional.

Nas manifestações do dia 13 de março, 90% dos entrevistados se declararam contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e para 83% esta medida não será tomada. Neste mesmo dia, 39% dos participantes do levantamento disseram que saíram às ruas em defesa do governo e 27%, pela democracia/legitimidade.

Para 76% dos participantes do ato do dia 13, o País está melhor que há 10 anos. Além disso, 80% responderam que têm a vida melhor atualmente. Na avaliação de 77% dos manifestantes do dia 15, o Brasil está pior e para 45%, a vida também está pior.

Entre os entrevistados no dia 15 de março, 75% disseram que foram convocados pelas redes sociais e 32% responderam que compareceram à manifestação pelo impeachment.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, é essencial promover o debate a partido do resultado das pesquisas e avaliar os significados do levantamento.

“A realização e divulgação da pesquisa cumprem o papel da FPA de produzir e disseminar conhecimento para a militância e a sociedade”, disse.

O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Estudos de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo. Foram ouvidas 839 pessoas no total, nos dois dias de manifestações, na capital paulista.

A margem de erro é de 5,4% para mais ou para menos no dia 13 de março e 4,13% para mais ou para menos no dia 15. O intervalo de confiança é de 95%.

Veja a pesquisa completa no site da Fundação Perseu Abramo.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Fundação Perseu Abramo