Frente parlamentar é criada contra preconceito de gênero no RS

O projeto foi criado por um grupo de mulheres da Câmara de Vereadores de Ijuí (RS), com apoio do deputado estadual Edegar Pretto (PT). Objetivo é construir uma sociedade menos machista e com mais oportunidades

A emancipação das mulheres e a importância da equidade de gênero no ambiente público e privado estimulou um coletivo de vereadoras da Câmara Municipal de Ijuí (RS) a criarem a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O projeto, apoiado pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT), foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (5).

Na justificativa da mobilização, Ana Carolina Monteiro (PCdoB), Bruna Gubiani (PCdoB), Etienne Raseira (PCdoB), Luciana Bohrer (PT) e Tarcila Padilha (PT) destacaram dados nacionais que reforçam a necessidade urgente de somar esforços à causa: “a cada nove horas, uma mulher é vítima de feminicídio; a cada nove minutos, ocorre um estupro; e, a cada dois minutos, uma mulher registra violência de gênero no Brasil”. O coletivo está aliado ao Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

Nova geração de meninos

Para o coordenador da rede de Frentes no estado gaúcho, deputado Edegar Pretto, é fundamental que toda a sociedade, principalmente os homens, se conscientize e se engaje na luta pelo fim da violência contra as mulheres e pela igualdade de direitos. “As mulheres trabalham no mesmo ofício que os homens, fazem a mesma coisa, mas recebem menos do que eles pelo fato de serem mulheres. É uma realidade muito injusta. Cabe a nós, homens conscientes, fazermos ações, sair do comodismo, criar coragem e dizer: eu não aceito violência contra as mulheres”, destaca.

Pretto explica ainda que as Frentes nos municípios do Rio Grande do Sul contam com o apoio de parlamentares e movimentos de mulheres, e desenvolvem projetos para serem implementados nas localidades onde estão constituídas. “A proposta é que juntos possamos reconstruir essa sociedade com mais educação, e ter uma nova geração de meninos e homens que não agridam e não concordem com nenhum tipo de violência contra as mulheres”.

Ações locais

A aprovação da Frente resultará no desenvolvimento de ações locais, de discussões de políticas públicas, fiscalização e alocação de novos recursos na rede de proteção às mulheres em situação de violência.

“Para nós, foi um feito muito importante e inédito em nossa cidade. Desde 2011, quando foi criada a primeira frente parlamentar pelos nossos deputados petistas, em Ijuí, não houve mobilização nesse sentido, mesmo sendo 90% dos vereadores homens. Essa frente foi construída com a comunidade e todos acharam importante, inclusive as mulheres que trabalham na Câmara”, enfatiza a chefe de gabinete do Mandato Coletivo das Gurias, Luciana Bohrer (PT).

Ouça abaixo a vereadora Luciano Bohrer sobre a entrega do pedido de criação do movimento.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast