Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero será lançada na Câmara Federal

Objetivo da ação é fortalecer o movimento pela implantação do transporte gratuito universal em todo país

Divulgação

Um dos exemplos mais emblemáticos de Tarifa Zero no transporte é Maricá, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, governada por Quaquá por dois mandatos

Nesta quarta-feira (22), sob a coordenação do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), acontece o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, na Câmara Federal. A cerimônia ocorre no Plenário 13 (Sala Marília Chaves Peixoto), com início previsto às 18 horas.

Reunindo parlamentares que são entusiastas da proposta, a nova frente irá se debruçar sobre uma série de medidas que tornem possível a implantação da Tarifa Zero em todo o país com a promoção de estudos de caso, debates sobre o tema e proposituras de projetos de lei que tornem a política viável.

Um dos exemplos mais emblemáticos de Tarifa Zero no transporte é Maricá, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, governada por Quaquá por dois mandatos. Atualmente o sistema local é um dos maiores do país a ofertar transporte gratuito, com 115 linhas de ônibus que transportam cerca de três milhões de passageiros por mês.

“Esse é um direito básico, por isso precisamos fazer com que essa política pública alcance mais lugares do país. Com essa Frente Parlamentar, queremos fomentar mais estudos sobre o tema. Já está comprovado, por exemplo, que o transporte gratuito traz aquecimento econômico às cidades, com o aumento de circulação de pessoas pelo centro e também em áreas periféricas”, explica Quaquá, que também é vice-presidente nacional do PT.

Outro grande defensor da Tarifa Zero que compõe a frente é o deputado federal por São Paulo e Secretário Nacional de Comunicação do PT Jilmar Tatto que, quando candidato a prefeito de São Paulo em 2020, apresentou a proposta de gratuidade no transporte na capital paulista.

“Fui eleito deputado federal levantando a bandeira da Tarifa Zero e tenho direcionado minha atuação parlamentar para criar meios de torná-la viável”, afirma Tatto. Para o parlamentar paulista, essa é uma ideia que veio para ficar e em 2024 será um dos principais temas da corrida eleitoral nos municípios.

“Essa Frente será de suma importância no processo de difusão da ideia da gratuidade no transporte público. Será um espaço multipartidário para debater propostas para superar o atual modelo que é excludente, inviabilizando que milhões de brasileiros e brasileiras se desloquem por falta de condições financeiras de arcar com o custo da tarifa”, finaliza Tatto.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast