Frente parlamentar irá proteger o estado social brasileiro

Idealizada pelo deputado Patrus Ananias, Frente Parlamentar Mista pela Soberania Nacional irá combater projeto neoliberal do golpista Temer

Lula Marques/Agência PT

Frente Parlamentar Mista pela Soberania Nacional

O desejo de combater o projeto entreguista do governo ilegítimo de Michel Temer e restabelecer a soberania nacional mobilizou diversas entidades, sindicatos, associações, parlamentares, embaixadores e ex-ministros que lotaram as dependências da Câmara, nesta quarta-feira (21), no lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Soberania Nacional.

Idealizador da proposta e secretário-geral da Frente, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) afirmou que o resgate da soberania “é a primeira condição para que o Brasil possa proporcionar a seu povo condições dignas de vida”.

“Um país soberano é aquele que preserva as suas riquezas e as coloca a serviço do seu povo, da emancipação econômica, social e cultural da sua gente. É aquele que preserva sua história, memória e, ao mesmo tempo, planeja e constrói o seu futuro pensando nas gerações presentes e nas futuras”, observou Ananias.

O deputado frisou que esses sentimentos e convicções foram o fio condutor da implantação da Frente, que foi viabilizada com o aval de 200 deputados e 18 senadores que subscreveram o manifesto de criação. “Essa iniciativa vai contribuir para que possamos ter uma pátria cada vez mais fiel às possibilidades do nosso país e de contribuir para que cada vez mais os brasileiros tenham orgulho da nossa pátria.”

Presente no ato de lançamento, o líder da bancada do PT na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) reafirmou a importância da constituição de um colegiado desta envergadura. “É muito oportuno a gente estar aqui fazendo essa frente e dando uma característica nacional a esse projeto de combater a política do governo Temer”, salientou Zarattini.

O líder petista reafirmou que o objetivo da frente “é combater a política desse atual governo, que é uma política completamente antinacional, antipopular, de entrega dos recursos naturais do território brasileiro. O país precisa enxergar o que esse governo está fazendo em termos de desnacionalização e ataque à soberania nacional”.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Frente, afirmou que o colegiado é o caminho para a proteção das riquezas nacionais. “A Frente pode produzir proteção ao estado social brasileiro que está sendo desconstituído”, disse. “O Brasil está se transformando numa espécie de estado dependente do capital financeiro internacional e dos grandes potenciais que, aliás, era o projeto do FHC e, antes dele, era o Consenso de Washington”.

Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores governo Lula foi enfático ao afirmar que no Brasil “há um vendaval neoliberal, como não há em nenhum outro lugar do mundo nesse momento”. O diplomata destacou que o país virou um “figurante” no cenário político e internacional, perdendo seu protagonismo no exterior após o golpe contra a presidenta legítima Dilma Rousseff.

Assista ao lançamento da Frente:

Do PT na Câmara