FUP divulga nota em repúdio ao ataque contra o Instituto Lula

Texto repudia grupos extremistas que promovem a escalada de ódio de classe e intolerância. Além disso, entidade sai em defesa da democracia e das conquistas sociais

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou, neusta segunda-feira (3), nota em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à equipe do Instituto Lula, que foi alvo de um ataque à bomba na última quinta-feira (30).

“A sociedade brasileira não pode ser complacente com a escalada de grupos extremistas que pregam o ódio de classe e a intolerância contra os que defendem princípios ideológicos que têm por base a justiça social”, diz a nota.

Além disso, a FUP critica a criminalização dos partidos de esquerda. Para a entidade, a criminalização dessas legendas também representa a criminalização das organizações populares, sindicais, estudantis e de todos os movimentos sociais que lutam por um País socialmente justo e solidário.

Leia a nota, na íntegra:
“A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados expressam total solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à equipe do Instituto Lula, que foi atingido por uma bomba no dia 30 de julho.

Foi o terceiro atentado só este ano contra prédios ligados ao Partido dos Trabalhadores. Em setembro de 2014, um militante do PT foi assassinado a facadas no Paraná, quando participava de uma manifestação. Crimes que colocam em risco o estado democrático de direito e todas as forças políticas do campo da esquerda.

A sociedade brasileira não pode ser complacente com a escalada de grupos extremistas que pregam o ódio de classe e a intolerância contra os que defendem princípios ideológicos que têm por base a justiça social.

É inaceitável que setores de direita continuem alimentado esse tipo de comportamento, estimulando o ódio e a intolerância, com a condescendência da mídia comercial.

Ações fascistas, como a bomba que atingiu o Instituto Lula, são um retrocesso inadmissível à liberdade de expressão e à democracia. Conquistas que custaram centenas de vidas e muito sangue derramado, após duas décadas de ditadura civil-militar.

A FUP e seus sindicatos não permitirão que isso aconteça. A criminalização dos partidos de esquerda é também a criminalização das organizações populares, sindicais, estudantis e de todos os movimentos sociais lutam por um País socialmente justo e solidário.

Condenamos veementemente atos de violência e de intolerância, mas não assistiremos impassíveis à escalada de ódio que avança sobre a sociedade brasileira, alimentada pela direita e pela mídia.

A defesa da democracia e das conquistas sociais deve ser tarefa prioritária da classe trabalhadora.

Brasília, 03 de agosto de 2015

Federação Única dos Petroleiros e Sindicatos Filiados”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast