Gestoras do Pacto de Enfrentamento à Violência apresentam ações estaduais em Brasília

Balanço das atividades desenvolvidas nas unidades da federação começou a ser apresentado a SPM

Os estados estão investindo nas políticas públicas para enfrentamento à violência contra as mulheres. Um balanço sobre as ações desenvolvidas por cada unidade da federação começou a ser apresentado à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nessa segunda-feira (24/02), durante o Encontro das Gestoras Estaduais do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência, que acontece em Brasília.

Liderado pela secretária nacional de Enfrentamento à Violência da SPM, Aparecida Gonçalves, o encontro, além de avaliar as iniciativas estaduais, vai debater o programa Mulher, Viver sem Violência, a Casa da Mulher Brasileira, as campanhas Compromisso e Atitude e Quem ama Abraça, as ações preparatórias para a Copa do Mundo e as atividades da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas.

As gestoras que acompanham o Pacto terão até quarta-feira (26) para discutir com o governo federal todas as iniciativas de combate à violência contra as mulheres. Entre os relatos está o de Alessandra Torres, de Alagoas, que informou que em 2012 eram oito organismos que tratavam da questão de gênero no estado. Atualmente, 19 municípios contam com estrutura física e capacitação. Outra contribuição é a de Maria Alice Ribeiro, do Amapá, que destacou a criação de Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos.

A programação ainda abordará o ‘Mulher, Viver sem Violência’, a humanização do atendimento, coleta de vestígios e cadeia de custódia, fóruns estaduais e campanhas públicas.

(Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República)