Gleisi anuncia Caravana de Lula pelo Norte do Brasil

Em coletiva sobre o Seminário do Fórum PT Amazônia, presidenta do PT Gleisi Hoffmann garantiu que Lula irá à região, como fez no Nordeste em agosto

PT-PA

Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, com o PT Amazônia em coletiva à imprensa

Durante coletiva à imprensa em Santarém (PA), sobre o Seminário do Fórum PT Amazônia, a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se comprometeu a fazer uma nova caravana, desta vez pela região Norte do Brasil.

Ainda sem data definida, a viagem do ex-presidente pelo Norte fará parte do projeto Lula Pelo Brasil, uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

“Lula me pediu para eu anunciar que vai ter a caravana de Lula pelo Norte, ele já fez esse compromisso. No próximo dia 23 ele inicia a caravana por Minas Gerais”, afirmou Gleisi.

Ao lado do senador Paulo Rocha (PT-PA), do presidente do PT do Pará, João Batista, e de deputados federais e estaduais do PT dos estados que fazem parte da Amazônia, Gleisi falou do Seminário e respondeu a questionamentos da imprensa local.

Entre as perguntas, as lideranças petistas responderam sobre os projetos do PT para a Amazônia.

“É importante dizer que no governo Lula nós tivemos o plano Amazônia Sustentável. Foi o momento que mais combateu desmatamento. Nós tivemos aqui o Bolsa Verde, que está acabando, não tem mais um centavo no orçamento do próximo ano. Os territórios da cidadania, as questões inclusivas. Nos nossos governos, tivemos uma visão de desenvolvimento regional”, elencou a presidenta do PT.

Gleisi fez questão de apontar o documento produzido pelo Fórum PT Amazônia, um verdadeiro apanhado de tudo que foi formulado pelo partido, e também o que foi efetivado nas gestões petistas, na e para a região.

“Esse apanhado aqui é o que foi pensado, a linha de atuação. E nos próximos dias vamos analisar e complementar isso.

O senador Paulo Rocha destacou que os projetos para a região sempre foram focados em grandes empreendimentos, como o agronegócio e os grandes projetos minerais. Mas que, para realmente desenvolver a região e seu povo, é preciso incluir o pequeno no planejamento.

“É preciso pensar um plano de desenvolvimento que incluía todos, principalmente o pequeno. Porque os projetos aqui eram sempre pros grandes. E qualquer programa de governo, estadual ou federal, tem que ter essa concepção de incluir todos, incluir os pequenos”, declarou.

Rocha lembrou que o ex-presidente Lula fez isso em todo Brasil. “Lula não deixou de investir no agronegócio, mas investiu e muito na agricultura familiar, tanto que 70% do que se consume de alimentos no Brasil é produzido pela agricultura familiar”.

O presidente do PT do Pará, João Batista, reforçou o caráter do Fórum PT Amazônia, “um espaço onde o partido vem se reunindo ao longo do tempo, para discutir a região, nossa atuação nos parlamentos, nos governos, nos movimentos sociais”.

“É deste Fórum que tem surgido grandes elaborações para a Amazônia, como as Conferências, as proposições para os governos Lula e Dilma. Agora, retomamos esse Fórum”, explicou.

Acompanhe ao vivo a coletiva de imprensa com a presidenta do PT Gleisi Hoffmann, sobre o Seminário Fórum PT Amazônia, direto de Santarém (PA):

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 29 de setembro de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias