Gleisi: Bolsonaro deixa brasileiros sem médicos por não gostar de Cuba

Presidenta nacional do PT lembra que 700 municípios do Brasil tiveram médico pela primeira vez graças ao Mais Médicos, criado no governo de Dilma Rousseff

Alessandro Dantas/PT no Senado

Gleisi Hoffmann

O prazo para inscrição de profissionais no Mais Médicos foi encerrado no dia 10 deste mês e 17,2% das 8.517 vagas não foram preenchidas. O que significa que muitos brasileiros ficarão sem o atendimento médico. Isso ocorre, destaca a presidenta nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, porque Jair Bolsonaro (PSL) não gosta de Cuba, nem dos médicos cubanos.

Por conta do preconceito e desgoverno de Jair, mais de 1.400 vagas ainda não foram preenchidas, comprometendo a saúde da população mais carente. “Nós do PT implantamos o Mais Médicos porque não tinham profissionais para atender a população mais pobre do país. Então, além dos médicos brasileiros que se dispunham a ir, nós também trouxemos nossos companheiros cubanos que se dispuseram a vir para cá”, aponta Gleisi.

A presidenta também rebateu as mentiras contadas por Bolsonaro para justificar seu preconceito com Cuba. Gleisi lembra que, ao contrário do que o presidente disse, os médicos cubanos não trabalhavam como escravos e vieram ao Brasil em uma missão humanitária, assim como fazem em outros 66 países em todo o mundo. O governo cubano pagava os salários dos médicos e ficava responsável pelas garantias sociais, trabalhistas e previdenciárias dos profissionais.

“Foi assim que, pela primeira vez na história do Brasil, todos os distritos indígenas puderam ter médicos para atender a população. Os médicos que se formam na escola de saúde pública de Cuba trazem outra visão de medicina e um cuidado focado na atenção básica. O olhar humanizado faz com que o país gaste menos com internações e procedimentos de média e alta complexidade, diminuindo filas em unidades de pronto atendimento, pronto-socorro e a procura por especialistas.

Ao longo de cincos anos, mais de 20 mil profissionais de Cuba passaram pelo Brasil. “O Mais Médicos estava presente em mais de 4 mil municípios, sendo que 700 dessas localidades tiveram médico pela primeira vez com o programa do governo do PT”, lembra Gleisi.

Confira o vídeo da presidenta Gleisi Hoffmann

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast