Gleisi condena despreparo de Bolsonaro e aponta caminho para sair da crise

Ao lado de líderes do partido no Congresso, presidenta Nacional do PT mostra ao atual desgoverno como é possível enfrentar um novo desastre no país, desta vez na saúde pública

Reprodução

O governo Bolsonaro foi irresponsável quanto ao coronavírus e agora que a crise já está se instalando começa a se atentar à realidade. Esta é a avaliação da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em recado transmitido ao lado dos deputados José Guimarães, Humberto Costa e Enio Verri na tarde desta sexta-feira (13).

A mandatária do partido, no entanto, vê com ressalvas as propostas – ainda que tardia – da atual gestão, que desdenhou do problema mesmo depois de comunidades internacionais de saúde já terem declarado estado de pandemia. “Eles não têm um política concreta para solucionar o problema de forma adequada. É preciso trabalhar com muita prudência e não com pânico como algum setores vêm fazendo”. O próprio Bolsonaro (que antes havia chamado a crise de ‘fantasia’), ao fazer uma live com máscara, acabou por gerar mais pânico. Precisamos orientar a população e não preocupá-la ainda mai”, criticou.

Para além de apontar os erros – que se acumulam em praticamente todas as áreas – da atual gestão, Gleisi reforçou as propostas apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores para enfrentar o coronavírus e suas inevitáveis consequências na estrutura da saúde pública do país: “O Brasil teria que antecipar medidas. Tanto Cuba quanto China já estão desenvolvendo vacinas. O Brasil não tem recursos para isso porque o governo cortou investimentos justamente nesta área nos deixando à mercê da iniciativa de outros países”.

Outra  medida urgente, prossegue a presidenta, é descongelar o teto da saúde colocado em prática por meio da Emenda Constitucional 95. “Em nossas medidas emergenciais de emprego e renda, já havíamos pedido a revogação total desta emenda. Estamos elaborando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) para solicitar os recursos. Isso daria à saúde um adicional de R$ 21 bilhões”, conclui.

Assista ao pronunciamento na íntegra:

#AoVivo – COLETIVA Coletiva com a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que fala sobre as propostas do PT para enfrentar a crise econômica e a pandemia de coronavírus.

Publicado por PT na Câmara em Sexta-feira, 13 de março de 2020

Da Redação da Agência PT de Notícias