Gleisi convoca o povo a ir às ruas e pedir a liberdade de Lula

Senadora participou na noite deste domingo (8) do ato Lula Livre no Sindicato dos Metalúrgicos quando denunciou a parcialidade do Judiciário

Roberto Parizzoti

Povo se reúne em defesa de Lula np SMABC pela liberdade de Lula

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, conclamou o povo a ir às ruas defender a liberdade de Lula que, mais uma vez, foi cerceada de maneira ilegal e arbitrária após uma série de manobras do juiz Sergio Moro, de servidores da Polícia Federal e dos desembargadores João Gebran Neto e Thompson Flores.

Gleisi participou do ato Lula Livre no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, ao lado do presidente estadual do PT, Luiz Marinho, o deputado federal Carlos Zarattini, e representantes do MTST, CUT e da Frente Povo sem Medo.

“Vamos todos às ruas para dizer que não vamos aceitar isso, porque a libertação de Lula é a libertação de um povo que está cansado de sofrer, cansado do desemprego, cansado de pagar botijão de gás caro. Amanhã é dia de bandeira empunhada com muita força de vontade e muita garra para enfrentar esses golpistas e esse judiciário do Sul que é uma vergonha para o povo brasileiro”, discursou Gleisi sob os gritos de Lula Livre dos mais de dois mil presentes no ato.

Gleisi chega ao SMABC após liberdade de Lula ser negada

Luiz Marinho destacou que o golpe, que tirou Dilma Roussef da Presidência, é parte da manutenção ilegal da prisão política de Lula. “O compromisso deles era surrupiar a classe trabalhadora, era tirar riquezas do pré-sal era fazer a reforma trabalhista, entregar a saúde paras multinacionais americanas. Mas não conseguiram, e também não resistiram. Esse era o compromisso do golpe que tirou a Dilma e prendeu o Lula. Mas nós estamos resistindo. E não é pequena nossa resistência. Nós temos que estar felizes, animados e com muita energia!”

Luiz Marinho no SMABC

Durante toda a tarde e início da noite de domingo, cerca de 2.000 pessoas permaneciam na expectativa para celebrar pelo cumprimento da decisão que mandou libertar Lula. Num misto de esperança e indignação, a cabeleireira Kátia Maia cobrou justiça para Lula e lembrou os tempos de bonança econômica dos governos petistas. “Em 2013, eu tinha agenda para dois meses. Hoje não tenho nem para dois dias.” A ativista Márcia Trindade engrossou o coro por Justiça. “Que hexa nada, eu quero mesmo é o Lula solto. Moro estava em Portugal, tomando o vinho dele, e mesmo assim quis se meter onde não foi chamado”.

Quando foi confirmado que Lula não seria solto – após chicana em dose tripla da PF, Gebran Neto e do desembargador Thompson Flores, o clima de revolta só fortaleceu o compromisso do povo com a resistência, em pé até que a Justiça seja feita para Lula.

Gleisi denuncia manobras da “turma da Lava Jato”

A presidenta nacional do PT denunciou as manobras feitas por Moro, por servidores da PF e pelos desembargadores desde que foi divulgado o alvará de soltura do ex-presidente. Ela lembrou a ligação política deles com figuras do PSDB – Moro não se constrange ao desfilar por aí com os tucanos – além dos já denunciados e divulgados posicionamentos do presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores e pessoas de sua equipe.

Wagnão no SMABC em ato Lua Livre no dia 8 de julho

Flores, sem mesmo ter acesso ou ser relator do caso de Lula quando esta chegou ao TRF-4, deu entrevistas elogiando a sentença condenatória de Moro – já desqualificada e questionada por juristas de todo o mundo. thompAlém disso, uma funcionária sua pediu a prisão de Lula em suas redes sociais.

“Como que um juiz de férias como Moro mandar orientação para a Polícia Federal não cumprir um mandato? A PF é um órgão executivo e tinha que cumprir a decisão. E o João Gebran que se posicionou contra a liminar de Favreto (que expediu soltura do Lula) sem ser instado a se manifestar? Ninguém entrou com recurso contra a decisão do Favreto”, afirmou.

Gleisi afirmou que a defesa irá recorrer da decisão, mas que o que aconteceu neste domingo coloca luz às perseguição e às arbitrariedades que estão sendo cometidas contra Lula. Para ela, trata-se de uma afronta ao Estado Democrático de Direito e o STJ e o STF precisam ser posicionar.

Após o discurso da presidenta Gleisi Hoffmann, o povo se uniu com punho em riste e clamor por Lula Livre. Unidos, confirmaram a participação nas dezenas de manifestações programadas para esta segunda-feira (9) em São Paulo, Brasília, Curitiba e outras capitais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast