Gleisi diz que Lula será candidato e critica isolamento na PF

Presidenta do PT participou de entrevista coletiva quando comentou sobre o programa de governo e criticou isolamento do ex-presidente

Joka Madruga/Agência PT

Gleisi Hoffmann dá entrevista coletiva em Curitiba

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou em coletiva nesta terça (24) que o partido vai inscrever Lula como candidato à Presidência da República em 15 de agosto. Ela também criticou o isolamento ao qual Lula é submetido na Superintendência da Polícia Federal, com restrição de visitas.

Gleisi esteve em Curitiba para participar do ato de implementação do Conselho do Plano de Governo, que vai estabelecer a metodologia e calendário do documento que irá nortear candidatura de Lula.

“A gente fez questão de vir aqui para mostrar que estamos junto com o presidente, para que ele saiba que está acontecendo isso, vamos ter orientação dele e vamos trabalhar em um programa de governo para o Brasil, para que Lula volte a governar esse país”, disse a presidenta do PT.

Com relação à intenção de se transferir Lula para outro local, ela afirmou que a melhor solução para o povo brasileiro é soltar o ex-presidente. “Qualquer lugar que levarem o presidente Lula, a situação de acompanhamento dele, de requerimento de visitas, de acompanhamento político, será a mesma. O presidente Lula é muito grande para ficar preso.

“O que Lula colocou em sua mensagem (enviada para a reunião do diretório nacional na segunda-feira) é que o partido tem liberdade de fazer suas estratégias e definir suas candidaturas. Ele é um filiado ao partido e vai se submeter a isso. O partido reafirma a candidatura de Lula, ele é nosso candidato.”

Gleisi ainda criticou o isolamento ao qual Lula tem sido submetido. “Achamos extremamente grave o Lula ficar em situação de isolamento sem ser visitado. Vamos entrar com recurso junto ao TRF-4 para reverter esse quadro. Nossos deputados vão tomar providência junto ao Congresso sobre a proibição da comissão de visitar aqui.”

Ela também se mostrou contrária a possibilidade de transferência de Lula. “Não queremos que o presidente vá para um isolamento maior. Ele já está em situação de isolamento, o que ele querem mais? Eles queriam prender Lula, trazer para Curitiba, e agora não dão conta? Isso é muito grave. O estado brasileiro tem uma responsabilidade e inclusive não pode deixar o ex-presidente Lula num isolamento”.

“Não nos cabe definir o lugar onde deve ficar o presidente Lula, mas achamos que isso é uma tentativa de levar Lula para mais isolamento. E eu repito: es não querem incômodo, se não querem gastar, soltem o presidente Lula”.

Da redação da Agência PT de notícias