Gleisi: Festival PT 40 anos consolida elo entre partido e militância

Presidenta do PT e ex-ministro Aloizio Mercadante conversam sobre importância em celebrar legado: “nos dará mais força para seguir na luta”; evento acontece em fevereiro

Arquivo

Fazer um balanço sobre quase quatro décadas de existência não é tarefa das mais fáceis, sobretudo quando se trata de algo que nasceu para defender os anseios e expectativas de uma nação. Mas algumas histórias, como a do Partido dos Trabalhadores, vão além de resgatar o legado ou apontar novos rumos. Ela merece, mais do que tudo, ser celebrada.

Esta, por sinal, é a principal motivação para que a legenda tenha decidido se reunir com a militância para comemorar seu aniversário durante o Festival PT 40 Anos, que acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro no centro do Rio de Janeiro. O evento, inclusive, foi o tema da live transmitida pela TV 247 com a presença da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro, ex-senador e um dos fundadores do partido, Aloizio Mercadante.

Por cerca de uma hora, ambos conversaram sobre as expectativas para o festival que terá, além de muito debate, ações culturais, gastronomia e shows, a presença de pesos pesados da política mundial como Luiz Inácio Lula da Silva e José Pepe Mujica – os ex-presidentes do Brasil e do Uruguai estão escalados para o ato de encerramento.

“O PT tem a sua vida como tem a vida do povo. Queremos mostrar durante o Festival a intimidade do partido, que faz política, mas também interage como nenhum outro com a sua militância”, exalta Gleisi. Mercadante completa: “O Festival é uma forma de fazer política que integra muitas dimensões. Mostra a alma de um partido. Não tenho dúvida de que este evento irá inaugurar um novo capítulo na história”.

Tal capítulo, claro, terá necessariamente de contar com os aliados que sempre estiveram presentes na história da legenda. Além da classe artística, que será muito bem representada em mesas de conversa e shows, o Festival também receberá de braços abertos nomes de todas as legendas progressistas que têm se disposto a enfrentar – junto com o PT – as ameaças à democracia de ontem, de hoje e de sempre.

“O Festival PT 40 Anos servirá para a gente relembrar que já tivemos lutas duras e conseguimos vencer. Não é a situação crítica que estamos vivendo hoje que vai nos fazer desistir. Pelo contrário. Isso só nos dá ainda mais força”, conclui Gleisi.

Assista a live na íntegra:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast