Gleisi Hoffmann: Moro prestou contas aos meios de comunicação

Presidenta do Partido dos Trabalhadores criticou decisão de juiz Sérgio Moro sobre Lula e afirmou que o PT está ao lado do ex-presidente

Lula Marques/Agência PT

Gleisi Hoffmann sai em defesa do ex-presidente Lula

A senadora e presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, falou nesta quarta-feira (12) na tribuna do Senado sobre a sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão. Para ela, a decisão desrespeita o devido processo legal, se baseia em uma acusação sem provas e se configura como prestação de contas aos meios de comunicação que apoiaram o golpe contra Dilma Rousseff. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também se manifestou contra a decisão.

“É com muita tristeza que subo hoje nesta tribuna, tristeza de constatar algo que sabíamos que podia acontecer, mas ainda tínhamos esperança de que a justiça desse país se pautaria no devido processo legal”, disse Gleisi.

“No fundo achava que o Juiz Sérgio Moro daria valor a sua trajetória, a seu diploma, e inocentaria o presidente Lula pelo fato de não haver nenhuma prova contra nosso presidente. Infelizmente não foi o que aconteceu”.

“O processo recheado de convicções, a denúncia apresentada por Deltan Dallagnol, aquele do Ministério Público, do PowerPoint, que não se atém ao processo, mas que fica falando nas redes sociais, dando palestras, fica no ativismo político. A denúncia dele não traz provas materiais, nada. Apenas a delação de pessoas confessamente criminosas que dizem ter dado vantagem ao presidente Lula”.

“Como pode ser dono se não tem registro do imóvel no nome dele, se não tem a vontade dele comprar documentada, se o triplex está dado como garantia na Caixa. Não há provas”.

“Juiz Sergio Moro, não jogue seu diploma no lixo, não jogue sua história, você é professor de uma das maiores universidades desse país, a Universidade Federal do Paraná. Como você condena o ex-presidente Lula sem nenhuma prova? Não há provas, apenas convicções”. “Isso é prestação de contas aos meios de comunicação e à opinião pública que ajudou a forjar. Condenou sem provas. Vergonhoso”.

Dirigindo-se a Moro, Gleisi questionou as verdadeiras intenções do juiz. “O que vossa senhoria ser ganha com isso? O que ganha o Brasil? O presidente que debelou a fome do povo brasileiro, gerou mais de 22 milhões de empregos, que foi motivo de orgulho de seu povo, um presidente que ajudou a indústria nacional a se desenvolver. O que quer? É ódio de classe? É interessante ver o senhor em fotos em convescotes com pessoas do PSDB”.

“O que trago como indignação é essa condenação do presidente Lula. Não ficaremos mansos. O movimento social já está mobilizado, já temos mobilização do nosso partido, trabalhamos na defesa do presidente Lula e amanhã estaremos com ele”.

O senador Lindbergh Farias usou alguns minutos do tempo de fala de Gleisi para demonstrar sua indignação com a decisão de Moro. “Condenando Lula sem nenhuma prova. Quem leu as alegações finais do Ministério Público, do Deltan Dallagnol, lá ele mostra que não tem prova, vai discutir teoria de probabilidades. É uma justiça muito seletiva, uma decisão para Aécio e outra pra Lula”.

“Esse golpe deu errado. Os nomes do golpe são Temer, Cunha e Aécio. Afundaram a economia brasileira. Estão colocando o Brasil novamente no mapa da fome. Agora, como deu tudo errado, quando se faz pesquisa, só Lula sobe. As pessoas têm lembrança daquele período. Agora querem impedir que Lula seja candidato”.

“Eleição em 2018 sem Lula é fraude, é farsa. Afundaram o Brasil com o impeachment e agora querem dobrar a posta do golpe. Defendo que uma eleição sem Lula, não podemos participar”.

“Só quero trazer minha indignação. Se acham que vamos aceitar mansos, estão enganados. Estão apostando cada vez mais na radicalização política desse país. Quero cumprimentar a senadora Gleisi Hoffmann pela firmeza no pronunciamento. Vamos reagir, fazer mobilizações em todo o país, fazer denúncias internacionais”.

Finalizando sua Fala, Gleisi Hoffmann afirmou que o PT não vai ficar abatido, nem de cabeça baixa. “Temo orgulho de Lula. Estamos do seu lado, nossa solidariedade a você. Você tem no PT, nos seus companheiros, gente que nunca vai te deixar”.

Confira na íntegra a fala da senadora:

#AOVIVO | Gleisi denuncia: condenação de Lula trata-se de uma decisão política, baseada em convicção, com o único objetivo de inviabilizar a sua candidatura em 2018. Não há nenhuma prova material contra o presidente. Não há fatos nem diligências, não há absolutamente nada. O que estão fazendo é um cerceamento da liberdade política e civil do presidente Lula.

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta-feira, 12 de julho de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias