Gleisi vai priorizar atendimento de urgência na saúde no Paraná

Entre as primeiras ações como governadora será contratar mais equipes e comprar laboratórios para aumentar a capacidade de realizar exames clínicos

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann, quer mudar a história de precariedade, filas quilométricas no atendimento e a indisponibilidade de médicos especialistas no sistema de saúde do seu estado.

“Isso significa ter ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Siate (Serviço Integrado de Atendimento de Trauma em Emergência) em funcionamento integrado em todos os municípios e aumentar o número de Upas (Unidades de Pronto Atendimento) nas regiões do estado.

O plano de governo de Gleisi é priorizar e fortalecer o atendimento de urgência, implantar o Programa Hora Certa para realização de consultas e exames e consolidar o conceito de diagnóstico em tempo real. O objetivo é eliminar a demora no esclarecimento de enfermidades, permitindo uma ação rápida no combate e controle das patologias, com a contratação de pessoal e a equipagem integral dos hospitais de referência e dos consórcios municipais de saúde.

Para a realização do projeto “Diagnóstico em tempo real”, Gleisi pretende conectar em rede as unidades básicas de saúde nas cidades paranaenses com os serviços especializados de referência, “fazendo a análise de exames e seu diagnóstico a distância e em tempo real”.

“Com o Mais Médicos Especialistas, nosso governo vai acabar com filas de espera por consultas com esse tipo de profissional”, diz ela, acreditando na complementariedade desse projeto com o programa federal Mais Médicos, que prioriza o atendimento básico. “Vamos contratar profissionais e serviços junto às clínicas médicas, oferecendo atendimento com prioridade para ginecologia, a pediatria, a geriatria, a oncologia e a cardiologia”, detalha a futura governadora.

 

Por Márcio Morais da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast