Governadora Fátima Bezerra defende pioneirismo feminismo na COP-26

Fátima participa do painel “O Nordeste brasileiro e o potencial da transição energética justa no Brasil: mulheres na vanguarda da transição energética”, na quinta-feira (4).

Fatima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte - Everton Dantas

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e a prefeita do município de Jandaíra (RN), Marina Marinho (PT), estarão presentes na 26ª edição da COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) em Glasgow, na Escócia, o evento mais importante do mundo na área de preservação ambiental. Ambas participam do painel “O Nordeste brasileiro e o potencial da transição energética justa no Brasil: mulheres na vanguarda da transição energética“, que será realizado na quinta-feira (4).

De acordo com o site Universa, o objetivo da participação é apresentar as soluções criadas no RN para o uso de energias limpas (geradas por meio de fontes renováveis e sem impacto ambiental). A região é a maior produtora de energia eólica (obtida através da força do vento) do país. Só no município de Jandaíra há 95 aerogeradores já instalados e 58 em fase de instalação. O investimento na área começou a ser feito no início dos anos 2000, com a então governadora Wilma de Faria, que ocupou o cargo entre 2003 e 2010.

Promovido pelo Instituto Alziras, o painel também tem a missão de fortalecer a presença de mulheres na política e na gestão pública internacionais, tradicionalmente marcadas por uma maior presença de homens brancos. No eixo das discussões estarão a relação entre injustiça racial e ambiental, a descarbonização e a redução do desmatamento.

Também estarão presentes a coordenadora do portfólio de política climática do ICS (Instituto Clima e Sociedade), Marina Marçal, e Ricelia Maria Marinho Sales, representante do Cersa (Comitê de Energias Renováveis do Semiárido).

Da Redação, com informações do site Universa

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast