Governo Bolsonaro deixa Ibama – PA sem comando e agrava desmatamento

Estado que concentra mais da metade do desmatamento na região amazônica está sem superintendente do Ibama desde o início da gestão de Jair Bolsonaro (PSL)

EBC

O Pará, estado que concentra mais de a metade das ocorrências de desmatamento na região amazônica, está sem superintendente do Ibama desde o início do governo Jair Bolsonaro (PSL). A falta de comando do principal órgão de fiscalização prejudica o combate às ações ilegais, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Mauro de Almeida.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da área total desmatada entre agosto de 2018 julho deste ano, 59% fica no Pará, com o agravante de que grande parte das terras atingidas (71%) são federais.

“Nós não podemos fazer nada sozinho”, reclama o secretário. “É importante que o Ibama se posicione. Primeiro, em não deixar vago o cargo de superintendente. Segundo, fechar um acordo com a Secretaria de Segurança Pública pra que dê apoio às ações [de fiscalização]. Terceiro, pra gente estruturar ações conjuntas Ibama e Semas [secretaria estadual de meio ambiente] para que elas tenham mais força”.

Leia a reportagem completa em Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast