Governo convoca candidatos a 31 miI vagas de emprego no país

Agronegócio oferece o maior número de postos, seguido pelo comércio e indústria; cadastro no portal Mais Emprego requer apenas idade mínima de 14 anos e documentação em dia

A possibilidade de encontrar um emprego entre os quase 31 mil disponíveis em portal do governo na internet tornou-se uma grande oportunidade para quem procura por uma vaga na indústria, comércio ou agropecuária.

São dessas áreas do mercado de trabalho os 30.538 empregos disponibilizados desde a última quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no portal Mais Emprego. São 3.905 na indústria, 12.268 no comércio e 14.365 no agronegócio.

De acordo com o ministério, no setor comércio o maior número de postos está em São Paulo – são 2.670 oportunidades. No Rio de Janeiro são 2.231 e, no Paraná, 2.036. A indústria oferece outras 3.905 vagas.

No segmento da agropecuária, o maior número de postos disponíveis é no Paraná (3.566 oportunidades), seguido do Rio Grande do Sul (2.143) e São Paulo (1.988).

O procedimento de acesso ao sistema consiste apenas em se cadastrar no portal para realizar pesquisa da vaga do interesse pessoal na página do MTE.

A idade mínima é 14 anos e o candidato precisa informar número da identidade, da carteira de trabalho (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS) ou de Identificação do Trabalhador (NIT).

Adicionalmente, deve incluir informações como formação educacional/acadêmica, cursos realizados, inclusive profissionalizantes, perfil profissional e experiência acumulada.

“No campo pretensão profissional o trabalhador informa as ocupações que irão ser utilizadas para cruzamento das vagas existentes. É possível informar até seis ocupações desejadas”, ensina o ministério.

“O serviço, totalmente digital, permite a autointermediação entre trabalhador e empregador”, acrescenta.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast