Governo investirá em ações emergenciais contra seca no Nordeste

O governador do Ceará, Camilo Santanta (PT), apresentou um Plano Estadual de Convivência com a Seca à presidenta Dilma

Brasília - DF, 20/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff recebe Camilo Santana, Governador do estado do Ceará. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

O governo federal destinará recursos para ações emergenciais contra a seca na região Nordeste. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), após se encontrar com a presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto.

O valor total a ser liberado será definido em reunião na Casa Civil nesta quinta-­feira (21). “Ela (Dilma) já vai anunciar nesses dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste, que estão nessa situação”, disse.

O governador apresentou à presidenta o Plano Estadual de Convivência com a Seca para mostrar a necessidade de concluir as obras de transposição do rio, que abastecerá o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Dilma e Camilo discutiram também as o plano de ações de enfrentamento da seca no curto e longo prazo, elaborado por governadores da região.

Segundo Camilo, a presidenta Dilma afirmou que o governo dará prioridade à conclusão da transposição do Rio São Francisco. Diante da necessidade, Dilma garantiu que a obra será concluída até meados de 2016.

“A previsão para o ano que vem, dos órgãos de meteorologia, não são boas. Portanto, é fundamental a garantia da conclusão da transposição do São Francisco, chegando ao sul do Ceará até meados do ano que vem. A presidenta fez esse compromisso e reafirmou que essa é uma prioridade do seu governo”, afirmou o governador.

Dados do Ministério da Integração mostram que o governo federal liberou, só nos primeiros quatro meses de 2015, R$ 600 milhões para as obras do Rio São Francisco, que está com 74,5% das obras concluídas.

Saúde – O governador aproveitou o encontro também para solicitar um repasse maior de recursos da União para a Saúde no estado. Segundo Camilo, houve grande investimento do estado para aumentar em 52% o número de leitos nos últimos anos, o que justificaria um financiamento maior por parte do governo federal.

Além disso, segundo ele, há uma disparidade entre os recursos federais repassados ao Ceará em comparação com outros estados.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast