Governo Lula anuncia ajuda para atingidos por enchentes no Espírito Santo

Secom/Gov -ES

Emergência: técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão as cidades afetadas

Após as fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo neste fim de semana, o presidente Lula entrou em contato com governo estadual e ofereceu ajuda para enfrentar a tragédia climática que deixou, até o último boletim da Defesa Civil, 19 mortos e seis pessoas desaparecidas.

Na mensagem ao governador do Espírito Santo Renato Casagrande, Lula expressou solidariedade aos capixabas e reafirmou apoio do governo federal por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que anunciou neste domingo (24), apoio aos dez municípios do estado atingidos pelas fortes chuvas.

Representantes dos MIDR e do Ministério da Saúde (MS) foram acionados para apoiar as ações emergenciais em cidades do Sudeste por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias. O apoio do MS será por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, que enviou equipes aos locais e também kits com medicamentos, luvas, seringas e ataduras.

De acordo com o MIDR, os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão as cidades nas regiões afetadas. Assim, os planos de trabalhos serão realizados em conjunto na utilização de recursos do governo federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.

O ministro Waldez Góes também entrou em contato com Casagrande para disponibilizar a  Defesa Civil Nacional.

As cidades atingidas até esta segunda-feira (25) são Alfredo Chaves; Apiacá; Bom Jesus do Norte; Vargem Alta; Mimoso do Sul; Ibitirama; Muqui; Muniz Freire; Guaçuí e Castelo.

O governo Lula também solicitou o apoio das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para  ações de socorro e assistência à população afetada.

Parlamentares se solidarizam

Parlamentares se manifestaram sobre as enchentes e se dispuseram à disposição para dar suporte no enfrentamento da situação.

“Nossa palavra e nossas ações nesse momento é de solidariedade a todas as vítimas. Estamos acompanhando a situação de perto e em constante diálogo com o governo capixaba e federal. Nossa prioridade é prestar suporte aos municípios e populações mais vulneráveis, garantir insumos básicos e, com o apoio do governo Lula, possibilitar que as famílias capixabas reconstruam suas vidas. Em seguida, meu foco será o de construir políticas de meio ambiente e infraestrutura sustentável para que não  tenhamos mais tragédias como a que abateu o Espírito Santo e o Brasil nessa semana que passou”, afirmou a deputada federal, Jack Rocha (PT-ES).

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também está acompanhando os impactos das chuvas que devastaram as cidades no Sul do Espírito Santo. Na manhã desta segunda-feira (25), o senador esteve reunido com Bombeiros, Defesa Civil e representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco.

O parlamentar está em contato com os entes públicos e encaminhou ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal ofícios solicitando a liberação imediata do FGTS, a antecipação do Bolsa Família e também recursos extraordinários para que os municípios capixabas possam mitigar os efeitos das enchentes.

“Toda minha solidariedade às vítimas dessa tragédia que soma mortes e milhares de desalojados. Não vamos medir esforços para ajudar a população do nosso estado. Estou solicitando providências e auxílio por parte do Governo Federal para socorrer as populações atingidas”, destacou.

Leia mais: José Guimarães destaca balanço positivo dos 15 meses de governo Lula

Da Redação, com informações do G1