José Guimarães destaca balanço positivo dos 15 meses de governo Lula

Na tribuna da Casa, líder do governo destacou ações da gestão de Lula em prol da economia, sobretudo o controle da inflação: “Está totalmente controlada”

Gabriel Paiva

O líder Guimarães: governo no rumo certo

O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou durante pronunciamento da tribuna da Casa, na quinta-feira (21) que o balanço dos 15 meses de governo Lula é positivo para o País. Ele disse que o relatório das ações do governo apresentado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa – na reunião comandada pelo presidente Lula – comprovou que o atual governo lançou todos os programas e ações prometidas durante a campanha eleitoral.

Guimarães citou ainda como principais avanços o controle da inflação, o aumento da renda dos trabalhadores, a queda do desemprego, a reconstrução da imagem do Brasil no exterior e a retomada de investimentos em ações sociais e infraestrutura.

“O Brasil alcançou, nesses 15 meses de governo do presidente Lula, o menor patamar da inflação, dos últimos anos. Ela está totalmente controlada. Destaco os indicadores econômicos, especialmente aquilo que para nós é fundamental: o aumento da renda do trabalhador, da massa salarial, com um acréscimo de 11%. O desemprego atingiu uma das menores taxas, desde 2015, caiu para 7,6%. E o que é mais importante: um alto patamar de geração de emprego nos 13 meses de governo”, detalhou o parlamentar.

Imagem no exterior

Guimarães observou ainda que a melhora da imagem do Brasil no exterior, e a reconstrução da política externa ativa e soberana do país, praticamente destruída pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro, ajudou ainda a trazer mais investimentos externos para a nossa economia.

“Portanto, a agenda que o presidente Lula construiu, no âmbito internacional, a retomada do investimento e os investimentos estrangeiros que colocam o Brasil entre as cinco economias que mais recebem, diz bem da sua importância”, explicou.

Base na Câmara

O líder José Guimarães fez questão de ressaltar ainda a contribuição da Câmara dos Deputados, principalmente, para a estabilização da economia. O parlamentar citou como exemplo dessa ajuda a aprovação da PEC da Transição, a PEC da Reforma Tributária e o Novo Regime Fiscal.

“Fizemos tudo isso, a retomada dos programas, a votação das medidas provisórias que deram aos programas sociais uma nova robustez social. Eu não tenho dúvida de que o Congresso Nacional, especialmente a Câmara dos Deputados, deu uma contribuição enorme para a retomada do crescimento, para dar segurança jurídica ao País, dando previsibilidade daquilo que o governo está pensando para aqueles que querem investir e precisam de segurança jurídica. Todas as agências de risco avaliam que o Risco Brasil, a cada dia, está caindo”, explicou.

PAC e outras ações

Segundo o líder Guimarães, todas as propostas do governo aprovadas pela Câmara, e também pelo Senado, ajudaram na retomada de programas vitoriosos adotados em governos passados do PT, como o PAC – que prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão – e o recentemente anunciado programa de construção de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ele citou ainda o lançamento de novas ações do governo Lula, entre elas a implementação da Lei Paulo Gustavo (de incentivo à cultura) e o Programa Pé-de-Meia (incentivo para estudantes concluírem o ensino médio).

“Tudo isso que nós estamos fazendo dizem bem do nosso empenho de retomar a reconstrução do Brasil e dar ao Brasil condições dignas para o seu povo, com a melhoria, cada vez mais, dessas políticas públicas”, finalizou José Guimarães.

Do PT Câmara