Governo Lula define ações integradas de apoio ao Acre, atingido por fortes chuvas

Serão liberados recursos para ações de assistência aos mais de 11 mil desabrigados. 17 dos 22 municípios estão em estado de emergência

Pedro Devani / Secom

Os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, foram ao Acre no domingo (25)

O governo federal está dando suporte aos municípios do Acre atingidos por fortes chuvas, que deixaram mais de 11 mil pessoas desabrigadas, segundo o governo do estado. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram no domingo, 25, com a bancada federal de senadores e deputados federais do Acre para explicar os procedimentos de elaboração dos planos de trabalho para receber ajuda humanitária e para o restabelecimento e reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes, segundo o site gov.br.

Também no domingo o Diário Oficial da União (DOU) publicou decreto reconhecendo estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos. Durante a reunião, que teve a presença de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Defesa e da Caixa Econômica Federal, o ministro Waldez alinhou as ações que os municípios devem tomar para obter recursos do governo federal.

“É importante que todos vocês parlamentares e prefeitos saibam que no governo Lula não existe folga aos sábados e domingos, principalmente, em situações de desastres naturais”, declarou o ministro no site gov.br.

A ministra da Saúde, Nisia Trindade se colocou à disposição do governo do Acre e o coordenador regional da unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Rio Branco, Junior Manchineri, participou de reunião emergencial com diversos órgãos na sede da Defesa Civil Estadual do Acre no domingo, 25.

Foram definidas ações integradas entre os governos estadual e federal para amenizar o impacto dos alagamentos nas Terras Indígenas do Acre para “assistir de modo célere e efetivo as comunidades afetadas pelas enchentes”, informou o Ministério dos Povos Indígenas.

União de esforços independente de coloração partidária

“Nós do PT aqui ficamos muito felizes de ver toda a solidariedade do governo do presidente Lula ao governo do estado Acre, que não faz parte da base do governo federal. O presidente Lula sempre tratando a todos de maneira indiscriminada, independente de preferências partidárias, de colorações de bandeiras, agremiações políticas ou mesmo do resultado eleitoral”, enfatizou o presidente do PT no Acre, ex-deputado estadual Daniel Zen, em entrevista ao site do PT. Ele destacou a ação do MIDR na liberação de recursos para as ações de assistência humanitária e o reconhecimento rápido do estado de emergência por parte do governo federal.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a agilidade do governo federal e a certeza do suporte financeiro e o governador do Acre, Gladson Cameli, ressaltou a união de esforços independentemente de partido, conforme publicado em matéria da Agência Brasil. Alan Rick, coordenador da bancada federal do Acre, agradeceu a agilidade e presteza do atendimento do ministro Waldez Góes.

“Tudo isso ajuda a permitir o acesso mais ágil aos recursos federais”, pontuou Daniel Zen, ao revelar sua preocupação com as comunidades indígenas afetadas no Vale do Juruá, sobretudo na região do município de Marechal Taumaturgo que tem uma população indígena afetada estimada em 1.643 pessoas. O governo federal, por meio do Exército, segundo Daniel Zen, já iniciou a ajuda humanitária apoiando o deslocamento de famílias.

Força tarefa federal em terras indígenas

“Nas terras indígenas, o governo montou uma força-tarefa para amenizar os impactos nas comunidades, providenciando mantimentos, como alimentos, água potável e kits de higiene. Cabe destacar que as aldeias foram inundadas e perderam suas produções”, publicou o site G1.

O Ministério dos Povos Indígenas informou que na reunião emergencial domingo, 25, na sede da Defesa Civil Estadual do Acre, o Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (DSEI ARP) informou que há 395 famílias indígenas afetadas pelas enchentes, tanto em áreas urbanas como nas 23 aldeias da TI Mamoadate e Cabeceira do Acre, incluindo as etnias Jaminawa, Kaxarari, Huni Kui e Manchineri.

“A reunião que tivemos na Defesa Civil Estadual serviu para traçarmos objetivos e ações que venham ao encontro das necessidades dos povos indígenas que, atualmente, estão voltadas principalmente a água potável e alimentação. A Funai e o DSEI tiveram papel fundamental para definir as ações e estabelecer uma parceria entre as instituições em prol dos povos indígenas do Estado”, salientou Junior Manchineri.

Ministra Marina destaca atuação da Defesa Civil Nacional

Na comitiva do governo federal que foi ao Acre no final de semana estavam também técnicos da Defesa Civil Nacional para auxiliar na elaboração de planos de trabalho para a “obtenção de recursos federais para assistência humanitária, restabelecimento de vias públicas, pontes e até mesmo reconstrução das casas das pessoas atingidas pelo desastre”, destacou o ministro Waldez Góes, conforme publicado pela Agência Brasil.

A ministra Marina Silva, que é acreana, destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil Nacional. “Quero agradecer ao ministro Waldez por ter sido amigo e ágil ao prestar serviço rapidamente enquanto os igarapés estavam aumentando o volume. O governo federal, por meio da Defesa Civil Nacional, estamos ajudando em respostas o mais rápido possível”, afirmou a ministra na postagem da Agência.

Recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do MIDR para as ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. A lista de cursos está disponível no site do MIDR.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast