Governo Lula integra ministérios e governo estadual para socorrer o povo Yanomami

Equipes do Desenvolvimento Social, Saúde, Desenvolvimento Regional e Cidades chegam em Roraima para atuar junto com o governo estadual na crise humanitária

Roberta Aline (MDS)

Foto: Roberta Aline/MDS

Na próxima segunda-feira (29) equipes dos ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde e do Desenvolvimento Social começam a chegar em Roraima para colocar em prática um plano integrado com o governo do estado para dar assistência ao Povo Yanomani.

O envio das equipes foi articulado com o governador de Roraima, Antônio Denarium, após uma série de reuniões que contaram com a participação dos ministros da Saúde, Nísia Trindade, Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e das Cidades, Jader Filho, além de secretários nacionais do MDS. As tratativas reunindo diferentes pastas do governo federal tem o objetivo de promover ações integradas para solucionar a grave crise humanitária vivida pelos indígenas em Roraima.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a importância de uma ação integrada entre o governo federal e o estadual. .“A gente trabalhou uma agenda com um olhar especial no conjunto entre o Governo Federal, o governo do estado, que se integra com os municípios, para esse momento emergencial. Aqui é uma agenda na área de soluções para desafios que temos na saúde, no social e em outras áreas”.

Dias valorizou o papel do governo estadual para contribuir na execução do plano integrado. “O estado tem experiência, juntamente com a área que trabalha no Governo Federal, ali integrado com as comunidades, com a população indígena e com o ministério da área indígena para que a gente encontre um caminho. Essa área de habitação, área relacionada com a Comunicação, se integrando com Educação, Saúde e com Segurança, enfim, para que a gente possa garantir qualidade de vida”, argumentou.

Por sua vez, o governador de Roraima, Antônio Denarium, se comprometeu com o plano de assistência aos Yanomamis e enfatizou a importância da parceria com o governo federal. “Nós vamos receber as equipes técnicas dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Regional. Iremos fazer um levantamento específico em todas as comunidades indígenas e pautar cada necessidade em saneamento básico, educação, saúde, dando prioridade para fazer o atendimento de forma emergencial”.

Ação integrada une ministérios

Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, argumentou que a pasta trabalha com o atendimento e também remoções dos indígenas doentes, com ações a curto prazo e também permanentes.  “Pensamos nas ações de curto prazo, mas também ações permanentes que possam fazer com que a responsabilidade do Ministério da Saúde na atenção primária e o trabalho integrado da saúde junto aos municípios e ao estado de Roraima, possam levar o cuidado à proteção e à superação da grave crise que nós vivemos hoje”, disse Nísia Trindade.

Também o ministro das Cidades, Jader Filho, garantiu que equipes do seu ministério estarão em Roraima na segunda-feira para participar das ações. “Nós estamos na expectativa de, na segunda-feira (29), já podermos estar com todas as nossas equipes em Roraima para identificar que problemas são esses e quais os caminhos para solucioná-los. Estamos de mãos dadas para resolver o problema dos Yanomami, mas também envolvidos em pautas futuras que o estado possa nos trazer”.

Waldez Góes, titular da pasta do Desenvolvimento Regional, lembrou que esse tipo de trabalho intersetorial  na crise humanitária dos Yanomamis poderá vir a ser utilizada futuramente em outras situações no país. “O trabalho com o Povo Yanomami pode ser replicado em várias outras situações que ocorrem no país, não só nas comunidades indígenas. O Governo Federal está mobilizado com essa transversalidade ministerial, das missões que cada pasta tem para levar dignidade à população”.